Organização Inicial de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade a partir de um Tema Específico da Biologia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X17326Palavras-chave:
Ensino Médio, Vírus, Interdisciplinaridade, Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, Abordagem RelacionalResumo
Os vírus fazem parte dos conteúdos abordados nas aulas de biologia do ensino médio. Mas será que assuntos interessantes relacionados aos vírus não deixam de ser trabalhados por não serem considerados tão biológicos? Em vista disso, este trabalho investigou quais as potencialidades interdisciplinares desse tema para a sala de aula. Tomamos como referenciais de nossa pesquisa os conceitos de Abordagem Relacional e de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. Apresentamos algumas reflexões e possibilidades de trabalho interdisciplinar da temática ‘vírus’ para o Ensino Médio. Constatamos que existem diversas possibilidades de atividades para as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. A partir dessa abordagem inicial pretendemos implementar uma Ilha de Racionalidade sobre os vírus com alunos e professores do Ensino médio, onde abordaremos questões interdisciplinares desse tema. Esperamos assim, contribuir para um ensino um pouco menos fragmentado, despertando o interesse e participação dos alunos no processo de aprendizagem.Downloads
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