Previsão Estatística da Precipitação de Verão no Centro-Oeste da Argentina

Autores

  • Diana Domínguez Servicio Meteorológico Nacional (SMN) Departamento de Ciencias de la Atmósfera y los Océanos (FCEN - UBA)
  • Marcela González Departamento de Ciencias de la Atmósfera y los Océanos (FCEN - UBA) Centro de Investigaciones del Mar y la Atmósfera(CONICET- UBA) Instituto Franco Argentino de estudios del clima y sus impactos (UMI IFAECI/CNRS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X16219

Palavras-chave:

Precipitação, previsão estatística, Argentina Central, temperatura da superfície do mar.

Resumo

Este artigo tenta compreender a variabilidade interanual das chuvas sazonais usando um modelo de regressão linear. Este trabalho analisa as chuvas de verão (dezembro, janeiro e fevereiro), no centro-oeste da Argentina com base na comparação entre o comportamento das variáveis atmosféricas anteriores (em novembro) e oceânica em anos de seca extrema e chuvas excessivas. Os principais preditores foram a altura geopotencial e aquecimento do Oceano Pacífico central. Em geral, os casos da precipitação sobrenormal são associados ao enfraquecimento do subpolar baixo e subtropical, um enfraquecimento do fluxo zonal e, portanto, um maior intercâmbio de energia entre as baixas e altas latitudes e anomalias de temperatura quente mar raso em novembro no leste do Pacífico equatorial. Esta análise nos permitiu definir os preditores que foram usados para gerar uma regressão linear múltipla utilizando a metodologia para frente gradual que responde por 28 % da variação na precipitação de verão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-07

Como Citar

Domínguez, D., & González, M. (2015). Previsão Estatística da Precipitação de Verão no Centro-Oeste da Argentina. Ciência E Natura, 37, 75–82. https://doi.org/10.5902/2179460X16219

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.