Análise Mensal, Sazonal e Interanual da Evapotranspiração Potencial para o Leste do Estado do Acre, Brasil

Autores

  • Helder Jose Farias Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas.
  • Paulo Sergio Lucio Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas.
  • Irving Foster Brown Woods Hole Research Center Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X15881

Palavras-chave:

Variabilidade climática. Penman-Monteith-FAO, Teste de Homogeneidade

Resumo

O objetivo deste trabalho foi de investigar aspectos climatológicos (caracterização) sazonais na Evapotranspiração potencial para o leste do estado do Acre, tendo como unidade de estudo o município de Rio Branco, capital do Estado, considerando um período de 34 anos: 1980 a 2013, a partir de dados mensais de uma estação meteorológica de superfície convencional. Como metodologia adotou-se realizar, primeiramente, a consistência dos dados meteorológicos desta forma foi feito o preenchimento de falhas através da imputação de dados faltosos na série temporal por meio do MTSDI e testes estatísticos de homogeneidade dos dados (Run teste) sugerido pela OMM. O método indireto de Penmann-Montheith foi utilizado para o cálculo da ETp. Os resultados deste trabalho, mediante análise da estatística descritiva, permitiram concluir que a média anual da ETp é de 3,54 mm d-1, com uma sazonalidade bastante marcante apresentando um mínimo em junho de 2,93 mm d-1 e um máximo no mês de outubro de 4,13 mm d-1 com um acumulado médio anual de 1290,99 mm e D.P de 53,41 mm e que os meses de junho e agosto são o que apresentam maior variabilidade e o intervalo de outubro a fevereiro o de menor variabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helder Jose Farias Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Meteorologia (2011), habilitação Bacharelado, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - Técnico em Processamento de Dados pelo Centro Federal Tecnológico do Pará (CEFET/PA). Atua na área de Previsão de Tempo, Monitoramento Hidroclimático e elaboração de Boletins de Alerta para o Estado do Acre e Áreas adjacentes do Peru e Bolívia, atua também na área de Geociências, com ênfase em Monitoramento e Mapeamento de Áreas de Riscos na Amazônia Legal, Biometeorologia, Agrometeorologia, Climatologia e Micrometeorologia. Possui experiência em Experimentos de Campo, Lançamento de Radiossonda e Climatologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Monitoramento Hidroclimático de alerta de desastres naturais para ações de defesa civil na Amazônia Legal.

Paulo Sergio Lucio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas.

Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), Mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e Doutorado em Geofísica pelo "Institut de Physique du Globe de Paris" (1996). Pós-Doutorado no Instituto Superior Técnico de Lisboa (2001), no Centro de Geofísica da Universidade de Évora (2002-2005) e no "Laboratoire d'Océanographie et du Climat, Expérimentation et Approches Numériques" (LOCEAN) na França (2011/2012). Professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (1991-2002). Assessor-Técnico (colaborador sênior) do Instituto Nacional de Meteorologia (2006). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Investigador Científico do Centro de Geofísica da Universidade de Évora, Coordenador do Grupo de Pesquisas do CNPq sobre "Clima, Ambiente, Saúde e Educação", Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC) e Coordenador do PPGCC (2012-2016) da UFRN.

Irving Foster Brown, Woods Hole Research Center Universidade Federal do Acre

Possui graduação em B A - Amherst College (1973), mestrado em Dept. Geological Sciences - Northwestern University (1979) e doutorado em Department of Geological Sciences - Northwestern University (1981). Atualmente - Woods Hole Research Center, -- Universidaded Federal do Acre. Tem experiência na área de Geoquimica, Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: mudanças globais, queimadas, sensoriamento remoto, estimativas de desmatamento, uso de florestas, metodos de verificação do uso da terra.

Downloads

Publicado

2016-01-31

Como Citar

Silva, H. J. F., Lucio, P. S., & Brown, I. F. (2016). Análise Mensal, Sazonal e Interanual da Evapotranspiração Potencial para o Leste do Estado do Acre, Brasil. Ciência E Natura, 38(1), 326–340. https://doi.org/10.5902/2179460X15881

Edição

Seção

Meteorologia