Relação entre a Pluviometria e a Condutividade Clétrica em Zona de Afloramento do Sistema Aquífero Guarani

Autores

  • Carlos Alberto Löbler Mestrando na UFSM
  • Willian Fernando de Borba Mestrando da UFSM
  • José Luiz Silvério da Silva Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa, Santa Maria, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X15833

Palavras-chave:

Aquífero, condutividade elétrica, precipitação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relacionar as variáveis na água subterrânea como a Condutividade Elétrica (CE) e as precipitações pluviométricas. Avaliaram-se quatro poços no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, situado na região Central do Estado do Rio Grande do Sul, extremo sul do Brasil, na borda da Bacia Sedimentar do Paraná. O estudo ocorreu entre os anos de 2012 e 2013, em captações que penetram o Sistema Aquífero Guarani (SAG) na Zona de Afloramento. O monitoramento foi realizado com frequência semanal, usando-se um freatímetro sonoro Solinst TLC (Temperatura, Nível da água e Condutividade). O aparelho é de fácil manejo e fornece registros acurados no perfil do poço. Esses parâmetros foram comparados com os dados de chuvas, obtidos em estação meteorológica do campus e ordenados com soma semanal. Dos quatro poços estudados, constatou-se a diminuição da CE em função das chuvas, em três deles desativados. Em um poço tubular ativo não houve relação direta, possivelmente, devido há explotação contínua de água das reservas aquíferas. Portanto, infere-se que a precipitação foi um fator de influência na CE das águas subterrâneas, na área do estudo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Löbler, Mestrando na UFSM

Geógrafo, Mestrando PPGEAMB/UFSM, laboratório de HIDROGEOLOGIA - Departamento de Geociências/CCNE

Willian Fernando de Borba, Mestrando da UFSM

Engenheiro Ambiental e Sanitarista, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria(PPGEAmb/UFSM), Santa Maria, Brasil

José Luiz Silvério da Silva, Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa, Santa Maria, Brasil.

Geólogo, Professor Doutor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa, Santa Maria, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-09-26

Como Citar

Löbler, C. A., Borba, W. F. de, & Silva, J. L. S. da. (2015). Relação entre a Pluviometria e a Condutividade Clétrica em Zona de Afloramento do Sistema Aquífero Guarani. Ciência E Natura, 37(3), 115–121. https://doi.org/10.5902/2179460X15833

Edição

Seção

Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2