Estudo Etnobotânico e Etnofarmacológico de Plantas Medicinais utilizadas na Região de Matinhos - PR

Autores

  • Luiz Everson da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Diomar Augusto de Quadros Mestre, Setor Litoral, Universidade Federal do Paraná, Matinhos, Brasil
  • Alzino José Maria Neto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X15473

Palavras-chave:

etnoconhecimento, plantas medicinais, indicação terapêutica

Resumo

Neste trabalho realizou-se uma investigação etnobotânica na região de Matinhos - PR acerca do conhecimento e da percepção dos recursos vegetais existentes, buscando quais a relações estabelecidas entre os moradores e o fragmento florestal, de forma a sistematizar o conhecimento popular de espécies medicinais e sua relação com o uso terapêutico. Os dados foram coletados entre agosto de 2011 e fevereiro de 2013. Dez moradores resisdentes em comunidades rurais e nos bairros mais distantes do município foram entrevistados sobre seus conhecimentos das espécies medicinais da região. A pesquisa revelou o uso de 80 espécies medicinais pertencentes a 48 famílias botânicas, dentre as quais, Lamiacea foi a mais citada. A principal parte utilizada na preparação de chás é a folha e a preparação mais comum é a infusão. As espécies com maior número de citações são: Chenopodium ambrosioides L.(mastruz) e Lippia alba (Mill) N.E.Br.(erva cidreira), também associadas ao maior número de usos terapêuticos. Complementarmente foram feitos extrações de óleo essencial por hidrodestilação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Everson da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestrado em Química pela mesma Universidade (2003), fez parte de sua tese de Doutorado com bolsa do DAAD na Technische Universität Darmstadt na Alemanha (2005-2006) na síntese de N-heterociclos de interesse no tratamento da doença de Alzheimer e concluiu a tese de Doutorado em Química na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química como professor no Ensino Médio e Superior. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral nos cursos de Licenciatura em Ciências e Agroecologia. Atua na área de Química na perspectiva da sustentabilidade,  com foco nos seguintes temas: bioprospecção, gestão de resíduos, educação cientifica, ensino de ciências, etnofarmacobotânica. É coordenador do sub-projeto PIBID do curso de licenciatura em ciências da UFPR. Atua também na investigação de impactos antrópicos nos ecossistemas do Litoral do Paraná. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável  da UFPR.

Alzino José Maria Neto, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Licenciaturam em Ciências. Experiência em educação em espaços não-formais de aprendizagem. Técnico em agroecologia. Professor da educação básica.

Downloads

Publicado

2015-05-30

Como Citar

Silva, L. E. da, Quadros, D. A. de, & Maria Neto, A. J. (2015). Estudo Etnobotânico e Etnofarmacológico de Plantas Medicinais utilizadas na Região de Matinhos - PR. Ciência E Natura, 37(2), 266–276. https://doi.org/10.5902/2179460X15473

Edição

Seção

Biologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)