Estudo Químico das Folhas de Acosmium Dasycarpum (Vogel) Yakovlev

Autores

  • Luiz Everson da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Paulo Teixeira de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Aristani Karine Kayser Universidade Federal de Mato Grosso
  • Virgínia Claudia da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Evandro Luiz Dall'Oglio Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X15576

Palavras-chave:

acosmium dasycarpum, cerrado, fitoquímica

Resumo

Acosmium dasycarpum é uma planta exclusiva do cerrado. Conhecida como perobinha do campo. Apesar de amplamente utilizada pela população para o tratamento de uma série de enfermidades, pouco se conhece sob o ponto de vista químico. Neste trabalho apresentamos o isolamento da catequina, lupeol, isômeros (E)-4-hidroxicinamato de metila (A) e (Z)-4-hidroxicinamato de metila (B), bornesitol e 3-O-B-D-glicopiranosilsitosterol, sendo que à exceção do lupeol, os demais compostos isolados são inéditos nesta espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Everson da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestrado em Química pela mesma Universidade (2003), fez parte de sua tese de Doutorado com bolsa do DAAD na Technische Universität Darmstadt na Alemanha (2005-2006) na síntese de N-heterociclos de interesse no tratamento da doença de Alzheimer e concluiu a tese de Doutorado em Química na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química como professor no Ensino Médio e Superior. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral nos cursos de Licenciatura em Ciências e Agroecologia. Atua na área de Química na perspectiva da sustentabilidade,  com foco nos seguintes temas: bioprospecção, gestão de resíduos, educação cientifica, ensino de ciências, etnofarmacobotânica. É coordenador do sub-projeto PIBID do curso de licenciatura em ciências da UFPR. Atua também na investigação de impactos antrópicos nos ecossistemas do Litoral do Paraná. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável  da UFPR.

Paulo Teixeira de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em química, atua em pesquisas de bioprospecção de plantas do cerrado e pantanal. É professor do curso de química da UFMT.

Aristani Karine Kayser, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharel em química. Atua na pesquisa com plantas do cerrado em estudos fitoqímicos.

Virgínia Claudia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do departamento de química. Doutora em Fitoquímica.

Evandro Luiz Dall'Oglio, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do departamento de química. Doutor em química orgânica. Atua na pesquisa de plantas do cerrado e pantanal com atividade farmacológica.

Downloads

Publicado

2015-09-11

Como Citar

Silva, L. E. da, Sousa, P. T. de, Kayser, A. K., Silva, V. C. da, & Dall’Oglio, E. L. (2015). Estudo Químico das Folhas de Acosmium Dasycarpum (Vogel) Yakovlev. Ciência E Natura, 37(3), 664–672. https://doi.org/10.5902/2179460X15576

Edição

Seção

Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.