Materiais Pedagógicos na Perspectiva da Educação Matemática Crítica

Autores

  • Simone Regina dos Reis PROFMAT
  • Carmen Vieira Mathias UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14655

Palavras-chave:

Educação Crítica, Matemática Financeira, Planilha Eletrônica

Resumo

Pesquisas em educação matemática crítica (EMC) têm apontado a necessidade urgente de produção de materiais didáticos que enfatizem situações reais vivenciadas pelos alunos para que a aprendizagem se torne mais significativa. Tendo em vista contribuir com as pesquisas em EMC, neste artigo são apresentadas sugestões para o ensino da Matemática Financeira (MF) por meio de uma proposta pedagógica orientada pela EMC. É fundamental que, ao aplicar a presente proposta, o professor objetive conscientizar os alunos para a importância dos conceitos de MF como instrumento e para compreender a realidade em que se inserem. Os conteúdos propostos, nas atividades pedagógicas, contemplam o estudo sobre conceitos de taxas, aplicações e empréstimos, para que os alunos aprendam como a MF é utilizada socialmente. Ainda, sugere-se a resolução dos exemplos propostos, por meio de planilhas eletrônicas, por estas oferecerem mais recursos do que uma calculadora.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Regina dos Reis, PROFMAT

Matemática

Carmen Vieira Mathias, UFSM

Matemática

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Reis, S. R. dos, & Mathias, C. V. (2015). Materiais Pedagógicos na Perspectiva da Educação Matemática Crítica. Ciência E Natura, 37, 331–341. https://doi.org/10.5902/2179460X14655

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)