Formas de Revolução e Cálculo de Volume

Sérgio Carrazedo Dantas, Carmen Vieira Mathias

Abstract


Neste trabalho apresentam-se propostas de atividades que podem ser desenvolvidas com alunos do Ensino Médio, para determinar formas de revolução, bem como o volume das mesmas. O objetivo principal ao desenvolver as atividades foi determinar uma maneira de calcular volume de sólidos de revolução quaisquer, sem utilizar conceitos de Cálculo Diferencial e Integral ou utilizando as formas clássicas de cálculo de volume. Pretende-se, com a abordagem por meio do software GeoGebra, mostrar diferentes maneiras de trabalhar conceitos matemáticos, que em geral não são desenvolvidos em cursos regulares, contribuindo com a disseminação do uso de um recurso tecnológico na resolução de problemas cotidianos ou matemáticos.


Keywords


volumes, formas de revolução, GeoGebra

References


ALMEIDA, L. M. W; MARTINS, N. Modelagem Matemática: uma aplicação usando a merenda escolar. Anais eletrônicos do VII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática. Rio de Janeiro, 2001.

ANDRADE, L.N. Geometria Espacial com GeoGebra, Revista do Professor de Matemática, Rio de Janeiro, n. 87, 2015.

BALOMENOS, R., FERRINI-MUNDY, J. E DICK, T. Geometria: prontidão para o Cálculo. In M. Lindquist e A. Shulte (Org.). Aprendendo e Ensinando Geometria. (pp. 240-257). São Paulo: Atual Editora. 1994.

BRANDÃO, M. A. L.; DA SILVA, A. R.; TOGNON, C. H.; JAFELICE, R. S. DA M. O uso da modelagem matemática no cálculo do volume de uma maçã. FAMAT em revista. p. 365-383, n.09, out-2007.

CURY, H. N., BISOGNIN, E. Calculando o volume de um sólido: como a análise de erros pode auxiliar professores a elaborar atividades de ensino para calouros de Engenharia. Anais: XXXIV – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Passo Fundo: UPF, 2006.

DANTAS, S. C. GeoGebra: Formas de revolução a partir de polígonos. Disponível em https://youtu.be/Apd-xOo-jQs. Publicado em 20 de novembro de 2015. Acesso: fev-2016.

DANTAS, S. C.; FERREIRA, G. F. Criando e Integrando novas ferramentas no GeoGebra. Revista do Professor de Matemática, Rio de Janeiro, n. 85, 2014.

DANTE, L. R. Matemática: contexto e aplicações. Vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Ática, 2010.

LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A Matemática no Ensino Médio - volume 2. Publicação SBM, 2006.

MENEZES, J. C. de. Áreas e volumes: uma abordagem complementar ao livro "A matemática do ensino médio" SBM - vol. 2, E. L. LIMA, et al.. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015.

NEVES, J.M. Uso de modelagem Matemática no cálculo da área da superfície e do volume de uma maçã. Dissertação de Mestrado – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2013.

PAIVA, M. Matemática – Paiva. Vol. 1, 2 e 3. Ed. – São Paulo: Moderna, 2009.

RAUTENBERG, R. R. OS TEOREMAS DE PAPPUS PARA OS SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO. Dissertação de Mestrado – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179460X24428

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2016 Ciência e Natura



Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.