Avaliação Ambiental do Parque Urbano Chico Mendes, Porto Alegre- RS, Brasil

Autores

  • Vladimir Stolzenberg Torres Prefeitura Municipal de Porto Alegre
  • Felipe Todeschini Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Mariana Freitas Farias Universidade do Vale do Rio do Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14419

Palavras-chave:

Impactos ambientais, Análise qualitativa, Sensibilização ambiental

Resumo

O objetivo do presente estudo foi diagnosticar as condições ambientais do Parque Municipal Chico Mendes. A análise qualitativa da avifauna e da flora baseou-se na presença e ausência comparativamente a outros estudos; sendo estimado Índice de Sørensen para flora e para avifauna, e uma avaliação das condições fitossanitárias dos espécimes arbóreos. Assim, no presente estudo, foram catalogadas cinqüenta e uma espécies de aves no Parque Chico Mendes, sendo vinte e três consideradas como migratórias e vinte e oito como residentes, duas espécies de anfíbios, dez de répteis, nove de mamíferos e cinquenta e cinco de plantas. O índice de Sørensen, para avifauna, expressou um valor de similaridade de 0,65420 quando comparado a outros estudos; enquanto que o mesmo índice, para flora arbórea ficou na ordem de 0,37500. É necessário, desenvolvimento de ferramentas de sensibilização e transformação que promovam mudanças de conduta na comunidade do entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Stolzenberg Torres, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Graduado em Ciências Biológicas (LP) pela PUCRS (1993), e em Gestão Ambiental pela UNIASSELVI (2013), Ms em Biociências (Zoologia) pela PUCRS (1996) e Dr em Informática na Educação pela UFRGS (2004). Atualmente é Especialista do Conselho Regional de Biologia 3ª Região, Parecerista de vários periódicos científicos, Perito Judicial do Tribunal de Justiça do RS, Técnico Científico - Superior - da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre. Desenvolve pesquisas sobre Nutrição e Alimentação de Abelhas e sobre a estrutura e manejo de Florestas Urbanas.

Felipe Todeschini, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Acadêmico de Ciências Biológicas e Estagiário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre.

Mariana Freitas Farias, Universidade do Vale do Rio do Sinos

Acadêmica de Ciências Biológicas e Estagiária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2015-05-30

Como Citar

Torres, V. S., Todeschini, F., & Farias, M. F. (2015). Avaliação Ambiental do Parque Urbano Chico Mendes, Porto Alegre- RS, Brasil. Ciência E Natura, 37(2), 200–211. https://doi.org/10.5902/2179460X14419

Edição

Seção

Biologia