O Conceito de Solo sob o Olhar de Crianças do Ensino Fundamental em Escolas de São Paulo-SP

Autores

  • Déborah de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X13198

Resumo

O conceito de solo varia de acordo com o olhar de cada indivíduo e do uso que se faz dele. A abordagem pedológica na educação ambiental teve início na década de 90 do século XX, procurando despertar o uso racional do solo e sua conservação, tanto na educação formal como na não formal. No Brasil, os chamados Projetos Solo na Escola, tiveram início no ano de 2003, com o mesmo objetivo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) trazem o tema solo como um tema transversal no Ensino Fundamental, tanto nas disciplinas de Ciências como em Geografia. Procuramos investigar o que as crianças do Ensino Fundamental conhecem sobre o solo em escolas de São Paulo. Para isso, participamos de oficinas e oferecemos palestras para crianças e professores. Percebemos que o saber da criança não difere muito do saber popular sobre o solo, mesmo já tendo aprendido sobre o tema na escola. Neste sentido, ressaltamos importância da Educação em Solos para que este não seja visto somente para fins econômicos, mas também como importante elemento do meio ambiente e da manutenção da vida.

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Publicado

2014-10-31

Como Citar

Oliveira, D. de. (2014). O Conceito de Solo sob o Olhar de Crianças do Ensino Fundamental em Escolas de São Paulo-SP. Ciência E Natura, 36(3), 210–214. https://doi.org/10.5902/2179460X13198