Promovendo a Aprendizagem Sobre Fungos Por Meio de Atividades Práticas

Autores

  • Chantele Santos Johan UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Michele Soares Carvalho Universidade Federal de Santa Maria
  • Regiane Zanovello Universidade Federal de Santa Maria
  • Ronaldo Prado de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Tânea Maria Bisognin Garlet Universidade Federal de Santa Maria
  • Nilda Berenice de Vargas Barbosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Terimar Ruoso Moresco Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X12607

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, atividade prática, fungos

Resumo

Os fungos são organismos presentes no cotidiano dos indivíduos e, por isso, faz-se necessário que este tema seja abordado de maneira mais efetiva durante o ensino fundamental. Neste trabalho, é apresentada uma sequência de cinco atividades sobre fungos para ser desenvolvida em forma de oficinas com estudantes da sétima série de uma escola pública de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. Nelas, foram utilizadas diferentes abordagens que enfatizam o trabalho em equipe e o lúdico, com o objetivo de proporcionar um melhor desenvolvimento do tema. As atividades foram propostas por acadêmicos de Ciências Biológicas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)-UFSM. É apresentada uma discussão sobre a importância das atividades práticas e alguns conceitos-chave para o ensino de ciências. Ao finalizar as oficinas, os alunos demonstraram uma maior compreensão do conhecimento sobre os fungos evidenciada  em suas falas. Sabendo que cada sujeito apresenta formas de aprendizagem diferenciadas,  é fundamental que os educadores utilizem, em suas práticas pedagógicas, metodologias distintas, a fim de contemplar a  aprendizagem para um maior número de educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chantele Santos Johan, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, bolsista PIBID.

Michele Soares Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, bolsista PIBID.

Regiane Zanovello, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica Ciências Biológicas, bolsista PIBID.

Ronaldo Prado de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico de Ciências Biológica, bolsista PIBID

Tânea Maria Bisognin Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Botânica do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas - CESNORS/UFSM

Nilda Berenice de Vargas Barbosa, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Bioquímica do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular do CCNE/UFSM

Terimar Ruoso Moresco, Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões

Professora de Microbiologia do Departamento de Ciências da Saúde do CESNORS/UFSM

Downloads

Publicado

2014-11-14

Como Citar

Johan, C. S., Carvalho, M. S., Zanovello, R., Oliveira, R. P. de, Garlet, T. M. B., Barbosa, N. B. de V., & Moresco, T. R. (2014). Promovendo a Aprendizagem Sobre Fungos Por Meio de Atividades Práticas. Ciência E Natura, 36(2), 798–805. https://doi.org/10.5902/2179460X12607

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)