O Desenvolvimento da Habitação Social no Brasil

Autores

  • Graziela Rossatto Rubin Arquiteta e Urbanista - UFSM, Mestre em Geografia - UFSM, Passo Fundo - RS
  • Sandra Ana Bolfe UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X11637

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179460X11637

O presente artigo apresenta como os problemas habitacionais avançaram no Brasil ao longo dos anos, desde o início da urbanização até os dias atuais, e quais as políticas públicas executadas pelo governo para minimizar essa situação, em especial do déficit pela moradia popular. O processo de urbanização no contexto histórico e socioeconômico do país foi responsável pelo agravamento do problema habitacional refletindo na conformação atual das cidades brasileiras.

O texto está dividido em três partes, onde na primeira faz-se um resgate histórico da habitação social no Brasil e se apresenta o processo histórico de desenvolvimento de práticas e políticas públicas sobre a habitação popular. Na segunda parte tratam-se dos principais agentes determinantes no problema da moradia no país, como os Institutos de Aposentadoria e Pensão, a Lei do Inquilinato, a Fundação da Casa Popular e finalmente, o Banco Nacional de Habitação, tão importante na tratativa do problema habitacional brasileiro e na última parte, são abordados programas habitacionais realizados após a extinção do BNH e a reestruturação das cidades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Rossatto Rubin, Arquiteta e Urbanista - UFSM, Mestre em Geografia - UFSM, Passo Fundo - RS

Arquiteta e Urbanista - UFSM, Mestre em Geografia - UFSM, Passo Fundo - RS

Downloads

Publicado

2014-05-14

Como Citar

Rubin, G. R., & Bolfe, S. A. (2014). O Desenvolvimento da Habitação Social no Brasil. Ciência E Natura, 36(2), 201–213. https://doi.org/10.5902/2179460X11637

Edição

Seção

Geografia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)