Educação Inclusiva no Ensino de Ciências e de Química - Uma revisão da literatura sobre as propostas pedagógicas direcionadas a estudantes com desenvolvimento atípico
Por: Franciane Silva Cruz de Lima, Denise Maria Bohn, Camila Greff Passos, Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro
Highlights
- Mapeamento sobre como a perspectiva da Educação Inclusiva está sendo abordada nas pesquisas da área de ensino de Ciências e de Química, para identificar propostas pedagógicas com estudantes com desenvolvimento atípico na dimensão cognitiva.
- Considera-se estudantes com desenvolvimento atípico na dimensão cognitiva aqueles com deficiência intelectual ou múltiplas, síndromes, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, transtorno do espectro altista, dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ou outro transtorno de aprendizagem.
- Revisão bibliográfica em periódicos classificados em estratos A1, A2 e B1 do Qualis/CAPES de 2016 na área de ensino de Ciências, no período de publicações entre 2006 e maio de 2019.
- A maioria dos 73 artigos analisados versa sobre as concepções e formação de professores. Boa parte dos artigos são teóricos e poucos descreveram pesquisas no contexto escolar e sobre estratégias didáticas.
- Destaca-se a escassez de pesquisas quanto ao âmbito das concepções dos estudantes e aspectos cognitivos acerca de sua aprendizagem, a partir da perspectiva inclusiva, nas principais revistas da área, principalmente analisando experiências didáticas no ensino de Ciências e de Química.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X67178
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Ensino de Ciências, Educação de pessoas com Desenvolvimento Atípico
Boa leitura!