Interações de Loxosceles Intermedia (araneae, sicariidae), Parasteatoda tepidariorum e nesticodes rufipes (araneae, theridiidae)

Authors

  • Marta Luciane Fischer PUCPR
  • Leticia Ducci PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9366

Abstract

O sucesso de colonização dos ambientes antrópicos pelas aranhas de interesse médico do gênero Loxosceles Heinecken & Lowe, 1832, além de estar relacionado à disponibilidade de presas e microhabitats, pode ser devido à coexistência com baixa abundância e riqueza de outras espécies de aranhas. Dentre as aranhas sinantrópicas presentes nas residências de Curitiba destacam-se espécies da família Theridiidae como Parasteatoda tepidariorum (Koch, 1841) e Nesticodes rufipes (LUCAS, 1846). Logo, é possível que essas espécies possam ter estabelecido adaptações de interação interespecifica e de relação trófica com Loxosceles intermedia Mello-Leitão, 1934, caso a) apresentem hábitos predatórios generalistas associados às seqüencias estereotipadas e rápidas; b) ocupem o mesmo nicho; c) e em unidades experimentais, desalojem a aranha-marrom e não permita a sua instalação. Assim, o presente estudo teve o objetivo de avaliar e caracterizar as interações tróficas interespecíficas entre L. intermedia, P. tepidariorum e N. rufipes, através da quantificação dos padrões motores utilizados nas interações, da freqüência de captura, da avaliação da colonização de unidades experimentais e da caracterização dos ambientes ocupados em construções antrópicas. O comportamento de captura foi mais estereotipado e mais rápido para S. rufipes, o que parece estar relacionado com um hábito mais generalista. Tanto P. tepidariorum quanto N. rufipes predaram significativamente as aranhas invasoras e não permitiram sua instalação. No entanto, nas residências de Curitiba L. intermedia predomina sobre as aranhas da família Theridiidae sugerindo tanto relação com fatores bióticos e abióticos, quanto com o fato de suas teias evidentes serem constantemente removidas pelos moradores. Mesmo não havendo evidências de exclusão competitiva, o fato dos teridiideos dificultarem a instalação de L. intermedia, a manutenção dessas aranhas em locais como forros e porões pode ser constituir de um auxílio nas ações integradas de manejo, pois além de predarem inúmeras espécies de insetos diminuindo o recurso no ambiente, podem capturar a aranha-marrom durante o seu deslocamento, desfavorecendo a sua instalação nesses microambientes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marta Luciane Fischer, PUCPR

Professora doutora do Curso de Biologia, Departamento de Ciências Biológicas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Leticia Ducci, PUCPR

Bióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e colaboradora do grupo de pesquisa Etologia

Published

2011-12-18

How to Cite

Fischer, M. L., & Ducci, L. (2011). Interações de Loxosceles Intermedia (araneae, sicariidae), Parasteatoda tepidariorum e nesticodes rufipes (araneae, theridiidae). Ciência E Natura, 33(2), 127–146. https://doi.org/10.5902/2179460X9366

Issue

Section

Biology