Homogeneização assintótica com elementos finitos para uma esfera ortotrópica radialmente microperiódica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X73779Palavras-chave:
Coeficientes rapidamente oscilantes, Homogeneização assintótica, Elementos finitos, Esfera microperiódicaResumo
Este trabalho propõe uma metodologia semianalítica que combina os métodos de homogeneização assintótica (MHA) e os elementos finitos (MEF) para a resolução de problemas de valores de contorno com coeficientes rapidamente oscilantes. Essa proposta está fundamentada na dificuldade de convergência que a aplicação direta do MEF apresenta para esse tipo de problema, enquanto o MHA mostra-se eficaz para produzir boas aproximações genéricas da solução exata. Ilustrativamente, a metodologia MHA-MEF é desenvolvida para o problema do equilíbrio mecânico de uma esfera ortotrópica radialmente microperiódica sob pressão hidrostática, o qual permite sua validação através da comparação com a resolução analítica via MHA. Especificamente, são obtidos os coeficientes efetivos e os problemas homogeneizado e local através do MHA e, em seguida, encontram-se as soluções genéricas desses problemas, tanto analiticamente quanto pelo MEF. Por fim, para que a metodologia semianalítica seja validada, as soluções genéricas obtidas são aplicadas em um exemplo e, a partir dos resultados obtidos, é feita a comparação entre as soluções obtidas analiticamente pelo MHA e semi-analiticamente via MHA-MEF.
Downloads
Referências
BAKHVALOV, N.S; PANASENKO, G.P. Homogenisation: Averaging Processes in Periodic Media. Mathematical Problems in the Mechanics of Composite Materials. 1 ed. Dordrecht (Netherlands): Kluwer Academic Publishers, 1989.
CHEN, D; YANG, J; KITIPORNCHAI, S. Elastic buckling and static bending of shear deformable functionally graded porous beam. Composite Structures, v.133, p.54-31, jul. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compstruct.2015.07.052
LEITZKE, B.S. Soluções Assintóticas Formais de Segunda Ordem na Homogeneização Assintótica de Meios Microperiódicos. 2017. 130 p. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
LIMA, M.P. Homogeneização Matemática de Meios Micro-Heterogêneos com Estrutura Periódica. 2016. 142 p. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
LIMA, M.P; PÉREZ-FERNÁNDEZ, L.D; BRAVO-CASTILLERO, J. Homogeneização Matemática da Equação de Difusão Não Linear com Coeficientes Rapidamente Oscilantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE MODELAGEM COMPUTACIONAL, 24, E ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS, 12. 2021, Ilhéus. Anais do XXIV ENMC – Encontro Nacional de Modelagem Computacional e XII ECTM – Encontro de Ciências e Tecnologia de Materiais, 2021.
SAMPAIO, M.S.M; ROCHA, G.L. Aplicação do método de homogeneização assintótica a um problema de valor de contorno com coeficientes periódicos rapidamente oscilantes. Cadernos de Engenharia de Estruturas, São Carlos, v.12, n. 55, p.1-16, 2010.
SAMPAIO, M.S.M. O Método de Galerkin Descontínuo Aplicado na Investigação de um Problema de Elasticidade Anisotrópica. 2009. 134 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas) – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009.
TING, T.C.T. The remarkable nature of radially symmetric deformation of spherically uniform anisotropic elastic solids. Journal of Elasticity, Netherlands, v. 53, p. 47-64, 1998. https://doi.org/10.1023/A:1007516218827. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1007516218827
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência e Natura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

