Potências Irracionais: perspectivas para o Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X65837

Palavras-chave:

Potências irracionais, função exponencial, função logarítmica, ensino de matemática.

Resumo

O conjunto dos números reais possui um papel fundamental no ensino da matemática, tanto nos níveis do Ensino Fundamental quanto no Ensino Superior, e as dificuldades que os alunos apresentam com relação a tais elementos, em especial aos irracionais, não devem ser ignoradas. Assim, com o objetivo de ampliar entendimentos sobre esses temas, elaboramos formas de abordar as funções potência, exponencial, suas inversas e respectivas funções derivadas, buscando esclarecer suas continuidades. Para tanto, procuramos conhecer como os livros didáticos apresentam a função exponencial e as regras de derivação para funções potências, enfatizando o caso de expoentes irracionais e, a partir de reflexões, muitas destas inspiradas pela obra Cálculo Diferencial e Integral de Courant (1951), preparamos um material de estudo que permite retomar discussões sobre as propriedades básicas e expandir as argumentações com relação a continuidade de tais funções, além de uma definição apropriada para o valor a elevado ao expoente x. Como resultado, apresentamos duas perspectivas para se trabalhar com a função exponencial e a função logarítmica, bem como alternativas para a definição de potências de expoentes irracionais. Acreditamos que esse embate de diferentes interpretações possibilita um repensar dos conceitos, permitindo lograr novas percepções sobre tais assuntos.

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Biografia do Autor

Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena, mestrado em Matemática e doutorado em Matemática. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE do curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Regina Célia Guapo Pasquini, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Graduação em Licenciatura em Matemática, especialização em Matemática, mestrado em Matemática e doutorado em Educação Matemática. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2022-02-18

Como Citar

Lübeck, K. R. M., & Pasquini, R. C. G. (2022). Potências Irracionais: perspectivas para o Ensino Superior. Ciência E Natura, 43, e91 . https://doi.org/10.5902/2179460X65837