This is an outdated version published on 2021-05-18. Read the most recent version.

Health education as a strategy to promote the development of the prematurely born child: perception of caregivers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X43419

Keywords:

Health education, Child development, Caregivers, Educational technology

Abstract

The birth of a premature baby can cause impairment in the child's development, requiring a critical analysis from the health professional of their performance in the care directed to this public and their family. There is lack of scientific literature focused on the promotion of functional development of premature infants, making necessary the use of technologies that help the family in home care. Objective: To understand the knowledge and practices of caregivers of prematurely children, about the functional development mediated by an intervention with an educational technology. This was a qualitative, descriptive, exploratory and intervention research, with 11 mothers of prematurely born children, followed up by a service in a city of Minas Gerais. Performed in three steps. The first still in the follow up service, the second and third consisted of home visits. The analysis originated the categories “Expectations related to the educational material”, “Experiences with the educational material” and “Changes in care aroused by the appropriation of the educational material”. The work of the health educator articulated with an educational technology focused on promoting the child development of premature children contributes to the resignification of knowledge and everyday practices of care directed to this public.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pamela Brustolini Oliveira Rena, Departamento de Medicina e Enfermagem - DEM. Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Mestre em Ciências da Saúde, programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Departamento de Medicina e Enfermagem - DEM. Universidade Federal de Viçosa - UFV. 

Bruno David Henriques, Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Professor da Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Rayla Amaral Lemos, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Fisioterapia.

Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Fisioterapia.

Maria De La Ó Ramallo Veríssimo, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).

Professora Associada, Livre-Docente, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).

Jamile Gregorio Morelo, Enfermeira do Banco de Leite Humano na Rede D’Or - São Luiz, SP.

Mestre em enfermagem (PPGE) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP

Tiago Ricardo Moreira, Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Professor da Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Deíse Moura de Oliveira, Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Professora da Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

References

ABEP. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério Brasil 2015 e atualização da distribuição de classes para 2016. Brasília; 2016.

ANDRADE MMG, SÁ FE, FROTA LMCP, CARDOSO KVV, CARLEIAL GMA. Intervenções de educação em saúde em mães de crianças com paralisia cerebral. J Hum Growth Dev. 2017 ;27(2):175-181. DOI: 10.7322/jhgd.126857

ALCÂNTARA KL, BRITO LLMS, COSTA DVS, FAÇANHA APM, XIMENES LB, DODT RCM. Orientações familiares necessárias para uma alta hospitalar segura do recém-nascido prematuro: revisão integrativa. Rev enferm UFPE.

;11(2):645-55. DOI: 10.5205/1981-8963-v11i2a11984p645-655-2017

ALMEIDA­-SILVA A, LIMA AKS, SILVA RCL, OLIVEIRA MS, SILVA OS, MACIEL JC. Avaliação e motivos para busca de serviços de saúde pelos usuários da estratégia de saúde da família da cidade de Boa Vista – RR. Saúde em Redes. 2019;5(2):301­314. DOI: 10.18310/2446­4813.2019v5n2p301­314

BALBINO FS, YAMANAKA CI, BALIEIRO MMFG, MANDETTA MA. Grupo de apoio aos pais como uma experiência transformadora para a família em unidade neonatal. Esc Anna Nery. 2015;19(2):297-302. DOI: 10.5935/1414-8145.20150040

BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2016.

BEISIEGEL CR. Educação popular e ensino superior em Paulo Freire, Educ. Pesqui., São Paulo. 2018;44:e104010. DOI: 10.1590/S1678-4634201844104010

BRAGA PP, SENA RR. Devir cuidadora de prematuro e os dispositivos constituintes da continuidade da atenção pós-alta. Texto Contexto Enferm. 2017;26(3). DOI: 10.1590/0104-07072017003070016

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém‑nascido de baixo peso: Método Canguru: manual técnico. 2nd ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2007

BRASIL ML, SANTOS LV, PAZ LFA, FREITAS JLGS, QUEIROZ JC. Saberes em Paulo Freire: educação popular em saúde na procura por uma “pedagogia da esperança” e seus entrelaços com o processo emancipatório de LGBT. Revista Rede de Cuidados em Saúde. 2017;11(1).CARVALHO MAP. Construção compartilhada do conhecimento: análise da produção de material educativo. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2007. p. 91-102.

DIAS ESM, RODRIGUES ILA, MIRANDA HR, CORRÊA JA. Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para a enfermagem. J. res.: fundam. Care. 2018;10(2):379-384. DOI: 10.9789/2175-5361.2018.v10i2.379-384

GUERIN CS, COUTINHO C, DAMACENO FM, SOARES NM, FRIGO JP, SOARES LM. Promovendo Educação em Saúde no espaço não formal de aprendizagem. Rev Bras Promoç Saúde. 2017;30(1):5-12. DOI: 10.5020/18061230.2017.p5

FRANCO TB. O Uso do Fluxograma Descritor e Projetos Terapêuticos para Análise de Serviços de Saúde, em apoio ao Planejamento: O caso de Luz – MG. In: Franco TB, Merhy EE, editors. Trabalho, produção do cuidado e

subjetividade em saúde - Textos Reunidos. São Paulo: Hucitec; 2013.

KLOSSOSWSKI DG, GODÓI VC, XAVIER CR, FUJINAGA CI. Assistência integral ao recém-nascido prematuro: implicações das práticas e da política pública. Rev. CEFAC. 2016;18(1):137-150. DOI: 10.1590/1982-021620161814515

LEMOS RA. Promoção do desenvolvimento funcional de crianças nascidas prematuras: organização das bases teóricas e operacionais e construção de um guia de apoio à família [Tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2016.

LEMOS RA, VERISSIMO MLOR. Desenvolvimento de crianças nascidas prematuras: a compreensão dos cuidados à luz da Teoria Bioecológica. Ver Esc Enferm USP. 2015;49(6):899-907. DOI: 10.1590/S0080-

LEMOS RA, VERISSIMO MLOR. História de Sofia: Batalhas e Conquistas da família no cuidado e desenvolvimento da criança prematura. 1st ed. São Paulo-SP: Richard Veiga; 2016.

MACIAZEKI-GOMES RC, SOUZA CD, BAGGIO L, WACHS F. O trabalho do agente comunitário de saúde na perspectiva da educação popular em saúde: possibilidades e desafios. Ciênc. saúde colet. 2016;21(5):1637-1646. DOI: 10.1590/1413-81232015215.17112015

MENDEZ SP, SÁ KN, ARAÚJO PCS, OLIVEIRA IAVF, GOSLING AP, BAPTISTA AF. Desenvolvimento de uma cartilha educativa para pessoas com dor crônica. Rev. Dor. 2017;18(3). DOI: 10.5935/1806-0013.20170103

OLIVEIRA RD, OLIVEIRA MD. Pesquisa social e ação educativa: conhecer a realidade para poder transformá-la. In: Brandão CR, editors. 6th ed. São Paulo: Brasiliense; 1986.

PAIVA APRC, VARGAS EP. Os usos do Caderno de Práticas e Soluções: um material educativo sobre território, saúde e ambiente. Universidade Federal de Santa Catarina: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; 2017.

RIBEIRO CC, PACHELLI MRO, AMARAL NCO, LAMÔNICA DAC. Habilidades do desenvolvimento de crianças prematuras de baixo peso e muito baixo peso. CoDAS, 2017;29(1):e20160058. DOI: 10.1590/2317-1782/20162016058

RIBEIRO JF, BOTELHO SM, RIBEIRO VM, OLIVEIRA MND. Fatores favoráveis e desfavoráveis à educação em saúde na alta hospitalar do recém-nascido. Lecturas: Educación Física y Deportes. 2015;20(202).

RODRIGUES KAF, SANTOS ZMSA, SANTOS PDS, BEZERRA KAF, CARNEIRO RF, AGUIAR ACT et al. Adesão da mulher hipertensa ao estilo de vida saudável – uma tecnologia educativa em saúde. Investigação Qualitativa em Saúde. 2017;2.

SANTOS EEP, PERIN CB, CALZA D, AZEVEDO D, OLIVEIRA SSZ, MTHAUER C. Reflexões sobre visita domiciliar: estratégia para o cuidado qualificado e integral de indivíduos e famílias. Anuário pesquisa e extensão UNOESC. 2017;2.

SILVA HL, BEZERRA FHG, BRASILEIRO IC. Avaliação de materiais educativos direcionados para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Rev Bras Promoç Saúde. 2017;30(3):1-6. DOI: 10.5020/18061230.2017.6358

SANCHEZ MP, LEMOS RA, VERISSIMO MLOR. Avaliação de materiais educativos para o cuidado e a promoção do desenvolvimento de crianças nascidas prematuras. Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped. 2017;17(2):76-82.

SANTOS M A, SENNA MCM. Educação em Saúde e Serviço Social: instrumento político estratégico na prática profissional. R. Katál. 2017;20(3):439-447. DOI: 10.1590/1982-02592017v20n3p439

SILVA IOAM, AREDES NDA, BICALHO MB, DELÁCIO NCB, MAZZO LL, FONSECA LMM. Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental. Acta paul. Enferm. 2018;31(4). DOI: 10.1590/1982-0194201800048

SBP. Sociedade Brasileira de Pediatria. Seguimento ambulatorial do prematuro de risco. 1st ed. 2012

STHAL H, LEAL C. Educação popular como política de saúde: interfaces com a formação profissional em saúde. Cad. Pes. 2017;24(2). DOI: 10.18764/2178-2229.v24n2p125-138

WHO. World Health Organization. Preterm birth. 2017 [acesso 2018 12 mar]. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs363/en/

Downloads

Published

2021-05-18

Versions

How to Cite

Rena, P. B. O., Henriques, B. D., Lemos, R. A., Veríssimo, M. D. L. Ó R., Morelo, J. G., Moreira, T. R., & Oliveira, D. M. de. (2021). Health education as a strategy to promote the development of the prematurely born child: perception of caregivers. Ciência E Natura, 43, e12–43419. https://doi.org/10.5902/2179460X43419

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>