Promovendo a aprendizagem sobre infecções sexualmente transmissíveis por meio de uma sequência didática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X39175

Keywords:

ISTs, ensino, sequência didática

Abstract

Este artigo tem como objetivo contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do tema Infecção Sexualmente Transmissível (IST) através da aplicação de sequência didática (SD) para alunos do ensino médio. O professor realizou uma SD composta por 10 aulas em 5 etapas. Iniciou-se com um jogo de tabuleiro, acompanhado por roda de conversa, leitura de textos e estudos de casos sobre ISTs com apresentação, em equipes, ao grande grupo. Seguida de aula expositiva e dialogada, além de aula interdisciplinar para o conhecimento e construção de livros paradidáticos. A avaliação do ensino-aprendizagem foi realizada através da análise de questionários prévio e pós SD, além da avaliação contínua apresentada pelo desenvolvimento do aluno ao longo da intervenção, sendo contemplados o processo investigativo e a autonomia do aluno. Observou-se grande aceitação e participação dos estudantes, além de uma média positiva do questionário avaliativo pós SD e a produção e desenvolvimento dos paradidáticos pelos quatro grupos formados, sendo concluído por duas das quatro equipes. Assim, a SD e a elaboração de um livro paradidático são ferramentas que podem auxiliar professores a formar alunos mais conscientes sobre questões relacionadas às ISTs e, consequentemente, terem uma postura mais crítica diante de questões cotidianas sobre as mesmas.

 

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Author Biographies

Gemilton de Freitas Mesquita, Professor da rede Estadual de Pernambuco

Mestre em Ensino de Biologia pelo Mestrado Profissional de Ensino em Biologia (Profbio-UFPE/CAV). Especialista em Ensino de Ciências Biológicas e graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia, ambas pela Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA). Professor das redes Estadual de Pernambuco e Municipal de Glória do Goitá.

 

Aline Furtuozo de Souza, Professora da rede Estadual de Pernambuco

Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2015) e Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão/PE (2013).Professora de Biologia da redea Estadual de Referência em Ensino Médio, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil. 

Thais Soares da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda em Ensino das Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PGEC) da Universidade Federal Rural de Pernamuco. Mestre em Educação, na área de didática de conteúdos especificos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil e vinculada ao Laboratório de Microbiologia e Imunologia, Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da Universidade Federal de Pernambuco (CAV – UFPE), Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.

Isabella Macário Ferro Cavalcanti, Setor de Microbiologia Clínica do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami da Universidade Federal de Pernambuco (LIKA/UFPE) Laboratório de Microbiologia e Imunologia do centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE)

Professora Adjunto IV do Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE). Atualmente Professora das disciplinas de Microbiologia, Imunologia e Exames Laboratoriais no CAV/UFPE. Membro do colegiado do Núcleo de Pesquisa e Extensão do CAV/UFPE. Membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO), conceito 4 da CAPES. Pesquisadora e chefe do setor de Microbiologia Clínica do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami da Universidade Federal de Pernambuco (LIKA/UFPE). Membro da Sociedade Brasileira de Microbiologia. Doutora em Biotecnologia pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da UFPE. Mestre em Inovação Terapêutica do Programa de Pós-graduação em Inovação Terapêutica da UFPE. Especialista em Microbiologia Clínica pela Universidade de Pernambuco (UPE). Bacharel em Biomedicina pela UFPE. Líder do grupo de pesquisa Microbiologia clínica e Novas Abordagens Terapêuticas (MicroNAT). Tenho experiência na área de Nanotecnologia Farmacêutica e Microbiologia básica e aplicada. Na área de Nanotecnologia venho desenvolvendo pesquisas referente a preparação, caracterização e avaliação da atividade biológica de sistemas nanoestruturados. Na área de Microbiologia as pesquisas são voltadas especialmente para a identificação fenotípica de bactérias com perfil de resistência e avaliação da atividade antimicrobiana e antibiofilme, interação antimicrobiana, fatores de virulência e mecanismo de ação de produtos naturais e nanobiotecnológicos frente a bactérias multidrogarresistentes. Oriento alunos de graduação (PIBIC, PIBITI e BIA) e mestrado, além de coorientar alunos de mestrado e doutorado. Coordeno e oriento alunos em projetos de extensão (PIBEX). Atualmente, tenho projetos de pesquisa aprovados na FACEPE e CNPq. Revisora premiada dos artigos do Industrial Crops and Products (INDCRO). Atualmente tenho parceria com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (IAM/FIOCRUZ/PE), a empresa Hebron e com o Dr. Marcelo Borges nas pesquisas sobre a identificação de peptídeos antimicrobianos extraídos da pele de tilápia. Adicionalmente, estamos trabalhando no desenvolvimento de biossensores para o diagnóstico de infecções bacterianas.

 

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Published

2021-06-30

How to Cite

Mesquita, G. de F., Souza, A. F. de, Silva, T. S. da, & Cavalcanti, I. M. F. (2021). Promovendo a aprendizagem sobre infecções sexualmente transmissíveis por meio de uma sequência didática. Ciência E Natura, 43, e64. https://doi.org/10.5902/2179460X39175

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