Promovendo a aprendizagem sobre infecções sexualmente transmissíveis por meio de uma sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X39175Palavras-chave:
ISTs, ensino, sequência didáticaResumo
Este artigo tem como objetivo contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do tema Infecção Sexualmente Transmissível (IST) através da aplicação de sequência didática (SD) para alunos do ensino médio. O professor realizou uma SD composta por 10 aulas em 5 etapas. Iniciou-se com um jogo de tabuleiro, acompanhado por roda de conversa, leitura de textos e estudos de casos sobre ISTs com apresentação, em equipes, ao grande grupo. Seguida de aula expositiva e dialogada, além de aula interdisciplinar para o conhecimento e construção de livros paradidáticos. A avaliação do ensino-aprendizagem foi realizada através da análise de questionários prévio e pós SD, além da avaliação contínua apresentada pelo desenvolvimento do aluno ao longo da intervenção, sendo contemplados o processo investigativo e a autonomia do aluno. Observou-se grande aceitação e participação dos estudantes, além de uma média positiva do questionário avaliativo pós SD e a produção e desenvolvimento dos paradidáticos pelos quatro grupos formados, sendo concluído por duas das quatro equipes. Assim, a SD e a elaboração de um livro paradidático são ferramentas que podem auxiliar professores a formar alunos mais conscientes sobre questões relacionadas às ISTs e, consequentemente, terem uma postura mais crítica diante de questões cotidianas sobre as mesmas.
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