Projeto de bancadas didáticas para laboratório de instalações elétricas

Autores

  • Angélico Loreto Teixeira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Lucas Giuliani Scherer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0003-2912-6398
  • Ana Alice Timm Gorretti Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0001-7135-5421

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X35498

Palavras-chave:

Bancadas didáticas, Instalações elétricas, Aprendizado prático

Resumo

O alto custo na montagem de laboratórios para o ensino superior é um desafio quando existe contingenciamento de recursos. Uma alternativa para contornar o alto custo no desenvolvimento das estruturas básicas dos laboratórios de ensino, consiste no projeto e implementação das bancadas do laboratório, construídas com o auxílio de professores, técnicos e alunos da universidade. Nesse trabalho será abordado o projeto de bancadas didáticas para o laboratório de instalações elétricas, capazes de atender as mais variadas ementas, tanto de cursos como Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, entre outros. Analisando pelo ponto de vista financeiro, percebe-se uma economia superior a 90%, em comparação à bancadas didáticas comerciais existentes no mercado. Além disso, se for levado em conta o aspecto de ensino aprendizagem dos alunos, os benefícios são maiores, visto que a própria concepção, projeto e construção das bancadas representam uma importante forma de aprendizado prático. Além do mais, a bancada visa aumentar o grau de complexidade das tarefas se comparada aos equipamentos existentes no mercado, visto que engloba mais conceitos. Para aquisição dos materiais, sugere-se o uso de recursos institucionais próprios ou parceria com empresas públicas e privadas.

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Referências

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Publicado

2019-03-12

Como Citar

Teixeira, A. L., Scherer, L. G., & Gorretti, A. A. T. (2019). Projeto de bancadas didáticas para laboratório de instalações elétricas. Ciência E Natura, 40, 48–52. https://doi.org/10.5902/2179460X35498

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