A concepção sobre a natureza do conhecimento científico de estudantes e professores do ensino médio da região de Santa Maria: influência de um curso baseado na resolução de problemas

Autores

  • João Batista Teixeira Rocha Departamento de Química, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Nilda Vargas Barbosa Departamento de Química, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Maria Rosa Schetinger Departamento de Química, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Maria Ester Pereira Departamento de Química, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X27113

Resumo

O ensino de ciências tem sido extensivamente criticado, uma vez que não tem cumprido o seu papel como formador de indivíduos capazes de utilizar os conhecimentos científicos no cotidiano e na interpretação do mundo em que vivem. A péssima qualidade do ensino de ciências tem se refletindo numa visão estereotipada sobre a ciência, por parte da população em geral, e também num entendimento pobre acerca da natureza do conhecimento científico. Portanto, torna-se importante o desenvolvimento de atitudes que venham a melhorar este quadro. No presente estudo, avaliamos a aplicação de um curso (40 horas) baseado na resolução de problemas e na experimentação sobre a concepção acerca da natureza do conhecimento científico (que pode ser classificado como centrado no aprendiz) em professores e alunos do ensino médio da região de Santa Maria. A avaliação foi feita através de um teste que subdivide a compreensão do conhecimento científico em 6 subescalas: amoral, criativo, evolutivo, parcimonioso, experimental e unificado. Os resultados demonstraram que os cursos experimentais de 40 horas (contração muscular, digestão, respiração e fotossíntese), onde os sujeitos são levados a resolveram suas próprias questões, foram capazes de melhorar a concepção sobre a natureza do conhecimento científico de professores e alunos. As mudanças ocorrem principalmente dentro da subescala criativa, provavelmente refletindo o fato que os aprendizes devem ser criativos para resolverem os problemas que surgem durante os cursos. Os resultados sugerem que seria importante que professores em exercício (bem como aqueles prestes a entrar em exercício) realizassem atividades experimentais baseadas na resolução de problemas, uma vez que uma melhoria sobre a concepção acerca da natureza do conhecimento científico dos mesmos pode refletir numa melhoria do ensino de ciências ao nível do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Astolfi, J.P. e Develay, M. (1990). A didática das ciências. Papirus Editora, Campinas, SP. Brasil.

Backer, D.R. (1991). A summary of research in science education -1989. Science Education, 75, 255- 401.

Beltran, N. O. e Ciscato, C. A. M. (1991). Química. Coleção Magistério 2º Grau -Série Formação Geral. Cortez Editora.

Carey, S., Evans, R., Honda, M. Jay, E. & Unger, C. (1989). An experiment is when you try it and see if works: A study of grade 7 students: understanding of the construction of scientific knowledge. International Journal of Science Education, 11, 514-529.

de Meis, L., Machado, R. C. P., Lessa, F. & Rumjanek, V. M. B. D. (1991). Science and industry in developed and developing countries. Ciência e Cultura, 43, 278-283.

de Meis, L., Machado, R. C: P., Lustosa, P., Soares, V. R., Caldeira, M. T. & Fonseca, L. (1993). The stereotyped image of the scientist among students of different countries: Evoking the alchemist? Biochemical Education, 21; 75-81.

Lederman, N. G. (1992). Students: and teachers: conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, 29 (4),331-359.

Miller, P. E. (1963). A comparison of the abilities of secondary teachers and students of biology to understand science. lowa Academy of Science, 70, 510-513.

Model, H. I. e Michael, J. A.(1993). Promoting active learning in the life science class-room: Defining the issues. Annals of New York Academy of Science, 701.1-7.

Pessoa, O. F., Gevertz, R. & Silva, A.G. (1979). A degradação do conhecimento. Como ensinar ciências. São Paulo. Nacional. Capo 3:49-66.

Rodrigues, P. S. e de Meis, L. (1994). The challenge of science education in developed and developing countries. 20th Century Science beyond the Metropolis. ORSTOM Conference, Paris, September 19-23.

Rodrigues, P. S., Souza, D. O., Rocha, J. B. T. , Fonseca, L. G. , de Meis, L. (1994). Students· and teachers: conception of the nature of science. XXIII Reunião Anual da SBBq, pg 104.

Rubba, P. A. e Andersen, H. O. (1978). Development of an instrument to asses secondary students understanding of the nature of scientific knowledge. Science Education, 62,449-458.

Smith, C. A., Powell, S. C. & Wood, E. J. (1995). Problem-based leaming and problem-solving skills. Biochemical Education, 23. 149-152.

Schimidt, C. A. (1967). Test on understanding science: A comparison among school groups. Joumal of Research in Science Teaching, 5, 365-366.

Volpe, E. P. (1984). The shame of science education. In: Science as a Way of Knowing I -Evolutionary Biology. American Zoologist, 24 (2), 433-442.

Yager, R.G. (1966). Teacher effects upon the outcomes of science instruction. Journal of Research in Science Teaching, 4, 236-242.

Downloads

Publicado

2000-12-11

Como Citar

Rocha, J. B. T., Barbosa, N. V., Schetinger, M. R., & Pereira, M. E. (2000). A concepção sobre a natureza do conhecimento científico de estudantes e professores do ensino médio da região de Santa Maria: influência de um curso baseado na resolução de problemas. Ciência E Natura, 22(22), 83–102. https://doi.org/10.5902/2179460X27113