Incidência e severidade de hérnia das crucíferas (plasmodiophora brassicae w.) Em repolho (bra Farinha de cogumelo pleurotus ostreatus (hiratake) enriquecido em ferrossica oleracea l. Var. Capitata) em solo tratado com biofertilizante tipo bokashi
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X21437Palavras-chave:
fome oculta, cogumelos comestíveis, segurança alimentar, anemia ferroprivaResumo
Os fungos produtores de cogumelos absorvem compostos do substrato de crescimento, o que permite seu enriquecimento, comopor exemplo com ferro. O ferro e essencial na prevenção e tratamento de anemia ferropriva. Cogumelos in natura são produtosperecíveis e uma alternativa de oferta é o produto desidratado, na forma de farinha. O presente trabalho teve como objetivosavaliar a absorção de doses de ferro em cogumelos da espécie Pleurotus ostreatus (Hiratake) e elaborar farinha destes cogumelos. Ofungo foi cultivado no substrato bagaço de cana de açúcar. O ferro (FeSO4) foi adicionado ao substrato em seis soluções (dosagensde 0; 0,5; 1; 2; 5 e 10 mg KgDownloads
Referências
ANVISA (2004). Agencia nacional de vigilância sanitária. URL http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/ CP%5B8989-1-0%5D.PDF.
ASSUNÇÃO, L. (2010). Acumulação e acessibilidade de minerais em cogumelos comestíveis de Pleurotus ostreatus enriquecidos com ferro e, zinco e lítio. Relatório Técnico, UFV- Departamento de Microbiologia.
BERNARDI, E. (2007). Utilização de diferentes substratos para a produção de inóculo de Pleurotus ostreatus Sing. Revista Ciência Agronômica, v.38., n.1, p.84-89
BRASIL (1994). Primeira conferência nacional de segurança alimentar. Brasília: Conselho Nacional de Segurança Alimentar.
BRASIL (2005). Programa nacional de suplementação de ferro. Disponível em: http://18928128100/nutricao/docs/geral/manual f erropd Acesso em : 15dez2014,URL.
COLAUTO, Giani Andrea Linde (2010). Translocação de ferro do substrato para o micélio de Pleurotus ostreatus. Tese de Doutorado. Universidade Paranaense.
COLI, S., C.; SZARFARC (2003). Reflexões sobre a deficiência de ferro no Brasil. Cadernos Debates, Campinas, SP, v.10, p. 87-101.
DIAS, E. (2003). Cultivo do cogumelo Pleurotus Sajor-caju em diferentes resíduos agrícolas. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 27, n. 6. p. 1363-1369, 2003.
DIEZ, E. (2001). Compositional and nutritional studies on two wild edible mushrooms from northwest Spain. Food Chemistry, v.75., p.64-72.
FORTES, R. C., NOVAES, M. (2006). Efeitos da suplementação dietética com cogumelos Agaricales e outros fungos medicinais na terapia contra o câncer. http:// www.inca.gov.br/rbc/n_52/v04/pdf/revisao_literatura1.pdf. IBGE (2013). Indicadores: Estatística da produção pecuária. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
LEONOWICZ, A., MATUSZEWSKA, A.; LUTEREK, J. (1999). Biodegradation of lignin by white rot fungi. Fungal Genetics and Biology, v. 27. Relatório Técnico, p. 85-175
MOURA, S. G.; CANNIATTI-BRAZACA N.C. de; (2006). Avaliação da disponibilidade de ferro de feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) em comparação com carne bovina. Relatório Técnico, http://dx.doi.org/10.1590/ S010120612006000200007.
NUNES, M. D., LUZ, J. M. R. D., PAES, S. A. (2012). Nitrogen supplementation on the productivity and the chemical composition of oyster mushroom. Journal of Food Research, v 1, pp. 113–119.
OLIVEIRA, M. A. A., OSORIO, M. M. (2005). Consumo de leite de vaca e anemia ferropriva na infância. Jornal de Pediatria v 81. n. 5, p. 361-7, 2005.
QUEIROZ, S., TORRES, M. A. A. (2000). Anemia ferropriva na infância. Jornal de pediatria, Rio de Janeiro
RIBEIRO, D. S.; OLIVEIRA, J. J. (2009). Caracterização de cogumelos de Pleurotus ostreatus e Lentinula edodes produzidos em resíduos agroindustriais. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/1540
ZIMMER, A., BATISTA, V., E. KEPLER (1998). Capacidade suporte das pastagens: considerações sobre índices de produtividade da pecuária de corte em Mato Grosso do Sul. Documento n 70. Relatório Técnico, http: //www.cnpgc. embrapa.br/publicacoes/doc/doc70/capacidade.html.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

