Ensino Médio Inovador e o Estudo dos Problemas Ambientais

Rachel Faverzani Magnago, Anelise Leal Vieira Cubas, Ana Regina Aguiar, Ivete de Fátima Rossato, Elisa Helena Siegel Moecke

Abstract


O artigo socializa práticas pedagógicas desenvolvidas em duas escolas públicas no Estado de Santa Catarina, objetivando dinamizar o processo de ensino-aprendizagem na área de ciências exatas e incentivar os estudantes a ingressarem futuramente em cursos de engenharia. A pesquisa teve um caráter exploratório e descritivo e empregou o ciclo do PDCA para a organização dos resultados. Os projetos realizados nas escolas foram compostos de atividades abordando o tema do meio ambiente.  Os resultados apontaram que 95 % dos estudantes gostaram de participar dos projetos, 76 % perceberam com mais facilidade a relação entre teoria e prática e 52% dos estudantes sentiram-se estimulados a fazer um curso superior na área de engenharias após a participação nesses projetos.


Keywords


práticas pedagógicas; escolas públicas; ciências exatas; meio ambiente.

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DOI: https://doi.org/10.5902/2179460X17929

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