Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino

Autores

  • Aroldo Eduardo Athias Rodrigues Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Hugo Alex Diniz Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14664

Palavras-chave:

Sistemas de numeração, Critérios de divisibilidade, Base

Resumo

São os sistemas de numeração que permitem a representação dos números, os quais, juntamente com as formas, constituem o principal objeto de estudo da Matemática. É através deles também que se podem justificar os procedimentos adotados para efetuar as quatro operações aritméticas básicas. É, portanto, extremamente importante que o professor de Matemática tenha uma compreensão profunda do funcionamento dos sistemas de numeração, em especial, do sistema de numeração posicional decimal (SNPD). Neste artigo tratamos das propriedades dos sistemas de numeração, em especial aquelas relacionadas com os critérios de divisibilidade e a representação dos números reais em sistemas posicionais. Abordamos o tema a partir de três aspectos principais: sua evolução histórica; as propriedades puramente matemáticas dos sistemas de numeração posicionais; e a forma como o professor pode utilizar os dois aspectos anteriores em suas aulas.

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Biografia do Autor

Aroldo Eduardo Athias Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor de matemática da UFOPA

Hugo Alex Diniz, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Matemática - ICED - UFOPA

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Publicado

2015-08-07

Como Citar

Rodrigues, A. E. A., & Diniz, H. A. (2015). Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. Ciência E Natura, 37, 578–591. https://doi.org/10.5902/2179460X14664