Um Caminho para Melhorar a Aprendizagem em Análise Combinatória

Autores

  • André Gustavo Campos Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Rauryson Alves Bezerra Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14659

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Análise Combinatória, Heurística de problemas de Análise Combinatória.

Resumo

 Os seres humanos, assim como alguns animais, nascem dotados da capacidade de perceber quantidades. Portanto técnicas para contar quantidades foi um passo natural no desenvolvimento do homem. As necessidades provindas da evolução das sociedades e recursos tecnológicos tornam necessário a otimização de tais métodos de contagem. Apesar de necessário e útil, o estudo desses métodos no Ensino Médio esbarram em dificuldades didáticas. Nesse artigo  apontamos algumas mudanças desejadas na postura de quem tenta resolver questões de Análise Combinatória e apresentamos uma ferramenta que pode dinamizar o processo de fixação dos conceitos mais básico deste assunto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Gustavo Campos Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1992), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (2001). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Probabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeias de markov homogêneas, probabilidade de ruína, algoritmos estocásticos, algorítmo genético canônico e ergodicidade forte.

José Rauryson Alves Bezerra, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte atuando no ensino médio integrado e na licenciatura em Física com as disciplinas de Pré Cálculo, Cálculo de funções de uma variável, Cálculo de Funções de várias variáveis e Cálculo Vetorial e Equações Diferenciais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática. Possui interesse em Ensino de Ciências, Estatística e Probabilidade.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Pereira, A. G. C., & Bezerra, J. R. A. (2015). Um Caminho para Melhorar a Aprendizagem em Análise Combinatória. Ciência E Natura, 37, 503–510. https://doi.org/10.5902/2179460X14659

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)