O uso do Geogebra no Ensino de Trigonometria: Uma Experiência com Alunos do Ensino Médio

Autores

  • Aleksandre Saraiva Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14503

Palavras-chave:

GeoGebra, ensino, trigonometria

Resumo

Essa pesquisa busca analisar se o trabalho com o GeoGebra facilita a aprendizagem de conceitos da trigonometria e conhecer quais as percepções dos alunos acerca do uso do GeoGebra no ensino de trigonometria. Para isso, faz uso da aplicação de avaliações e entrevistas com os alunos dos cursos de informática, eletrotécnica e mecânica do IFRN. A análise dos dados mostra que, com o uso do GeoGebra, os alunos apresentaram uma aprendizagem mais significativa de diversos aspectos do comportamento das funções seno e cosseno, quando comparado com o ensino através de aulas expositivas com o uso de recursos didáticos mais comuns, como o livro e o quadro branco. Os próprios alunos reconheceram que o uso desse software é capaz de ajudar a compreender melhor os aspectos inerentes ao comportamento dessas funções, ressaltando a facilidade na utilização do GeoGebra e a importância da sua utilização no ensino de Matemática. Porém, para que os atuais e futuros professores se sintam capazes de trabalhar com o GeoGebra ou com qualquer outro software, é fundamental que os cursos de formação de professores desenvolvam estratégias que garantam, efetivamente, a capacidade de utilização dessas ferramentas, de forma crítica e criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleksandre Saraiva Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Dantas, A. S. (2015). O uso do Geogebra no Ensino de Trigonometria: Uma Experiência com Alunos do Ensino Médio. Ciência E Natura, 37, 143–155. https://doi.org/10.5902/2179460X14503

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.