Números Perplexos: Uma Abordagem para o Ensino Médio

Autores

  • Julio Marinho Fonseca Universidade do Estado do Amazonas
  • Alfredo Wagner Pinto Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14316

Palavras-chave:

Números Complexos, Numéros Perplexos, Unidade Perplexa

Resumo

Na busca por disseminar o assunto entre os estudantes de matemática, neste artigo, adaptado de uma dissertação do Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT apresenta-se o conjunto dos números Perplexos (P), tomado como analogia com os números complexos, onde serão definidas as operações de adição e multiplicação de números perplexos, no decorrer da apresentação faz-se necessário admitirmos resultados provenientes das funções hiperbólicas afim de apresentarmos os números perplexos na forma exponencial. Seráa feito uma discurssão sobre a geometria do plano perplexo, incluindo a descrição dos divisores de zero deste conjunto, bem como faremos uma análise sobre as raizes das equações do 1 e 2 grau nos perplexos . Por fim será feito um quadro comparativo entre os conjuntos dos Perplexos e Complexos

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Biografia do Autor

Julio Marinho Fonseca, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre pelo PROFMAT, polo UFAM, 2013, professor da Universidade do Estado do Amazonas, Departamento de Matemática

Alfredo Wagner Pinto, Universidade Federal do Amazonas

Professor Doutor, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2015-08-07

Como Citar

Fonseca, J. M., & Pinto, A. W. (2015). Números Perplexos: Uma Abordagem para o Ensino Médio. Ciência E Natura, 37, 376–389. https://doi.org/10.5902/2179460X14316