Inclusive Education in Science and Chemistry Teaching - A literature review on pedagogical proposals aimed at students with atypical development.

2022-07-25

Vol. 44(2022)

Por: Franciane Silva Cruz de Lima, Denise Maria Bohn, Camila Greff Passos, Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro

 

Highlights

  1. Mapeamento sobre como a perspectiva da Educação Inclusiva está sendo abordada nas pesquisas da área de ensino de Ciências e de Química, para identificar propostas pedagógicas com estudantes com desenvolvimento atípico na dimensão cognitiva.

 

  1. Considera-se estudantes com desenvolvimento atípico na dimensão cognitiva aqueles com deficiência intelectual ou múltiplas, síndromes, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, transtorno do espectro altista, dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ou outro transtorno de aprendizagem.

 

  1. Revisão bibliográfica em periódicos classificados em estratos A1, A2 e B1 do Qualis/CAPES de 2016 na área de ensino de Ciências, no período de publicações entre 2006 e maio de 2019.

 

  1. A maioria dos 73 artigos analisados versa sobre as concepções e formação de professores. Boa parte dos artigos são teóricos e poucos descreveram pesquisas no contexto escolar e sobre estratégias didáticas.

 

  1. Destaca-se a escassez de pesquisas quanto ao âmbito das concepções dos estudantes e aspectos cognitivos acerca de sua aprendizagem, a partir da perspectiva inclusiva, nas principais revistas da área, principalmente analisando experiências didáticas no ensino de Ciências e de Química.

 

Graphical Abstract

 

DOI: 

https://doi.org/10.5902/2179460X67178

 

Keywords:

Inclusive education, Science teaching, Education of people with Atypical Development