Entre ciência e arte: o equilíbrio entre teoria e prática como formadoras de experiência para o método do ensaio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X86422

Palavras-chave:

Ensaio, Teoria do conhecimento, Comunicação

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir sobre a importância do ensaio como uma prática textual que evidência a construção do conhecimento a partir da experiência. Uma reunião entre teoria e prática que transita entre subjetividade e objetividade, possibilitando assim a presença da autoria na construção dos saberes. Evidenciar que o conhecimento é histórico, portanto, em constante construção no espaço e no tempo. Por isso, o ensaio, sem perder o rigor, ao promover o constante diálogo entre sujeito e objeto, seria uma das formas de escritura mais adequada para a construção do saber, pois envolve tanto a reflexão sobre o tema tratado, quanto a sua forma de apresentação. A partir das reflexões de Adorno, Starobinski e Flusser se busca compreender quais as características do ensaio enquanto método de escrita e abordagens para a construção de um olhar distinto sobre a produção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Christian David Rizzato Petrini, Universidade Metodista de São Paulo

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), especialista em Comunicação Arte e Tecnologia pela Belas Artes de São Paulo, graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie, diretor de arte, locutor e docente.

Simone Maccari, Universidade Metodista de São Paulo

Formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Cinema pela Universidade de São Paulo (USP). Lato sensu em Produção Cultural pelo Senac-SP. Atualmente, mestranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Docente na área de audiovisual com ênfase em linguagem e montagem. Experiência com desenvolvimento e formatação de projetos audiovisuais de ficção e não-ficção.

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

Petrini, C. D. R., & Maccari, S. (2025). Entre ciência e arte: o equilíbrio entre teoria e prática como formadoras de experiência para o método do ensaio. Cadernos De Comunicação, 29, e86422. https://doi.org/10.5902/2316882X86422