Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos de Comunicação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Cadernos de Comunicação recebe contribuições de trabalhos, exclusivamente via sistema, em regime de fluxo contínuo redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.

O Periódico comporta cinco seções e para cada uma delas temos as seguintes diretrizes:

1) Seção “Artigos Livres”

São aceitos artigos com, preferencialmente, um autor Doutor.

Todos os originais enviados para avaliação devem estar em arquivo Word, entre 20 e 40 mil caracteres, com espaçamento.

O corpo do texto deverá apresentar as seguintes informações e estrutura:

a) Os textos encaminhados para avaliação devem estar redigidos em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5.  As citações devem estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

b) título e subtítulo, resumo e palavras-chave do artigo em três idiomas a considerar: português, espanhol e inglês. Os artigos, sejam eles escritos em português, espanhol ou inglês, devem vir acompanhados de um resumo de, no máximo, 5 linhas e entre 3 a 5 palavras-chave.

c) credenciais do(s) autor(es): nome completo, instituição de vínculo, titulação, atuação, Estado, e-mail.

d) breve resumo do currículo profissional em no máximo 5 linhas.

e) As imagens sejam elas fotografias, tabelas, gráficos ou ilustrações devem ser inseridas no arquivo .doc. e enviados separadamente, como documento complementar, seguindo a seguinte configuração: formato .jpg (300dpi), preto e branco. Títulos legendas e créditos devem ser inseridos no corpo do texto.

Nessa seção aceitamos, também, trabalhos que já foram apresentados em eventos científicos e que, por ventura, sofreram modificações (ligeiras ou substanciais) em seus conteúdos. Nesse caso é essencial a citação de todos os dados/referências do evento.

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, assim como as imagens utilizadas por eles. Desta forma, é responsabilidade do reconhecimento de autorização de uso de imagens.

 

2) Seção Dossiês Temáticos:

São aceitos artigos com, pelo menos, um autor Doutor.

Os temas dos Dossiês são específicos de cada publicação. Os Editores-convidados são os responsáveis pelo fluxo editorial.

Os artigos seguem os padrões apontados na Seção “Artigos Livres”.

 

3) Seção Comunicação de Resultados de Pesquisa:

É uma seção exclusiva para a publicação de Artigos no formato de Resumos Expandidos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Aceita, portanto, trabalhos de Mestres e Doutores.

As diretrizes de fontes, figuras e espaçamento seguem os parâmetros da Seção “Artigos Livres”.

O texto está limitado ao máximo de 6 páginas incluindo os seguintes itens: introdução, objetivos, considerações metodológicas; principais resultados e conclusões.

Título, Resumo e Palavras-chave em português, inglês e espanhol

Identificação do autor com nome do orientador do trabalho e data da defesa.


4) Seção Relatos de Caso:

É uma seção exclusiva para a publicação de Relatos de Casos/Pesquisa de projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores (Mestres ou Doutores).

Os artigos seguem os padrões apontados na Seção “Artigos Livres”.


5) Seção Resenhas:

São aceitas resenhas de livros publicados em qualquer data e de eventos recentes (com menos de um ano);

 

São aceitos textos com, preferencialmente, um autor Doutor.

 

Todos os originais enviados para avaliação devem estar em arquivo Word e possuir, no máximo, 5 mil caracteres, com espaçamento.

 

É necessário incluir todos os dados do livro ou evento objeto de análise.


Normas bibliográficas a serem utilizadas nos artigos: ABNT (português) ou APA (inglês e espanhol)

Todos os autores devem indicar o seu respectivo número ORCID - identificador de autor (http://orcid.org)

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto é original/inédito e não está em avaliação simultânea em outro periódico ou já foi apresentado em evento científico e sofreu modificações (ligeiras ou substanciais) em seu conteúdo. Nesse caso é essencial a citação de todos os dados/referências do evento.

  2. As Diretrizes para os Autores e as respectivas indicações por Seção foram lidas e devidamente seguidas
  3. Em qualquer das línguas que se escreva o texto, o mesmo deverá conter um resumo (Português), um resumen (Espanhol) e um abstract (Inglês) (nessa ordem) de até 5 linhas, acompanhados de suas respectivas palavras chave, palabras clave e keywords (entre 3 a 5 palavras).
  4. Deve-se evitar notas de rodapé. Se existirem, as notas deverão vir ao fim da página, devidamente numeradas.
  5. As imagens sejam elas fotografias, tabelas, gráficos ou ilustrações devem ser inseridas no arquivo .doc. e enviados separadamente, como documento complementar, seguindo a seguinte configuração: formato .jpg (300dpi), preto e branco. Títulos legendas e créditos devem ser inseridos no corpo do texto.
  6. A bibliografia/referências deverá estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT vigentes.
  7. Deverá conter uma breve apresentação do autor, com referência sobre seu vínculo profissional ou acadêmico e formação, endereço e e-mail. Enviar uma biografia de até 5 linhas.
  8. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, assim como as imagens utilizadas por eles. Desta forma, é responsabilidade do reconhecimento de autorização de uso de imagens. Ao submeter o texto o autor cede seus direitos para “Cadernos de Comunicação”.
  9. O artigo deve seguir o modelo do template:

    http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/article/view/7672/4966

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.