Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto é original/inédito e não está em avaliação simultânea em outro periódico ou já foi apresentado em evento científico e sofreu modificações (ligeiras ou substanciais) em seu conteúdo. Nesse caso é essencial a citação de todos os dados/referências do evento. Igualmente, se o texto já foi depositado em algum repositório de preprints todas as referências/fontes devem ser mencionadas.

  • As Diretrizes para os Autores e as respectivas indicações por Seção foram lidas e devidamente seguidas
  • Em qualquer das línguas que se escreva o texto, o mesmo deverá conter um resumo (Português), um resumen (Espanhol) e um abstract (Inglês) (nessa ordem) de até 15 linhas, acompanhados de suas respectivas palavras chave, palabras clave e keywords (entre 3 a 5 palavras).
  • Deve-se evitar notas de rodapé. Se existirem, as notas deverão vir ao fim da página, devidamente numeradas.
  • As imagens sejam elas fotografias, tabelas, gráficos ou ilustrações devem ser inseridas no arquivo .doc. e enviados separadamente, como documento complementar, seguindo a seguinte configuração: formato .jpg (300dpi). Títulos legendas e créditos devem ser inseridos no corpo do texto.
  • A bibliografia/referências deverá estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT vigentes.
  • Deverá conter (EM DOCUMENTO SUPLEMENTAR E NÃO NO CORPO DO ARTIGO) uma breve apresentação do autor, com referência sobre seu vínculo profissional ou acadêmico e formação, endereço e e-mail. Enviar uma biografia de até 5 linhas.
  • Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, assim como as imagens utilizadas por eles. Desta forma, é responsabilidade do reconhecimento de autorização de uso de imagens. Ao submeter o texto o autor cede seus direitos para “Cadernos de Comunicação”.
  • O artigo deve seguir o modelo do template:

    http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/article/view/7672/4966

Diretrizes para Autores

A Cadernos de Comunicação recebe contribuições de trabalhos, exclusivamente via sistema, em regime de fluxo contínuo redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.

O Periódico comporta seis seções e para cada uma delas temos as seguintes diretrizes:

1) Seção “Artigos Livres”

São aceitos artigos com, preferencialmente, um autor Doutor.

Todos os originais enviados para avaliação devem estar em arquivo Word, entre 20 e 40 mil caracteres total, com espaçamento.

O corpo do texto deverá apresentar as seguintes informações e estrutura:

a) Os textos encaminhados para avaliação devem estar redigidos em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5.  As citações devem estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

b) título e subtítulo, resumo e palavras-chave do artigo em três idiomas a considerar: português, espanhol e inglês. Os artigos, sejam eles escritos em português, espanhol ou inglês, devem vir acompanhados de um resumo de, no máximo, 15 linhas e entre 3 a 5 palavras-chave.

c) credenciais do(s) autor(es): nome completo, instituição de vínculo, titulação, atuação, Estado, e-mail. Enviado em documento suplementar. NÃO INCLUIR NO TEXTO DO ARTIGO.

d) breve resumo do currículo profissional em no máximo 5 linhas. Enviado em documento suplementar. NÃO INCLUIR NO TEXTO DO ARTIGO.

e) As imagens sejam elas fotografias, tabelas, gráficos ou ilustrações devem ser inseridas no arquivo .doc. e enviados separadamente, como documento complementar, seguindo a seguinte configuração: formato .jpg (300dpi). Títulos legendas e créditos devem ser inseridos no corpo do texto.

Nessa seção aceitamos, também, trabalhos que já foram apresentados em eventos científicos e que, por ventura, sofreram modificações (ligeiras ou substanciais) em seus conteúdos. Nesse caso é essencial a citação de todos os dados/referências do evento.

Também aceitamos artigos depositados em repositórios de preprints.

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, assim como as imagens utilizadas por eles. Desta forma, é responsabilidade do reconhecimento de autorização de uso de imagens.

2) Seção Dossiês Temáticos:

São aceitos artigos com, pelo menos, um autor Doutor.

Os temas dos Dossiês são específicos de cada publicação. Os Editores-convidados são os responsáveis pelo fluxo editorial.

Os artigos seguem os padrões apontados na Seção “Artigos Livres”.

3) Seção Comunicação de Resultados de Pesquisa:

É uma seção exclusiva para a publicação de Artigos no formato padrão ou como  Resumos Expandidos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e de outros Programas de Pós-Graduação brasileiros e estrangeiros. Aceita, portanto, trabalhos de Mestrandos, Mestres, Doutorandos e Doutores.

As diretrizes de fontes, figuras e espaçamento seguem os parâmetros da Seção “Artigos Livres”.

Título, Resumo e Palavras-chave em português, inglês e espanhol

Identificação do autor com nome do orientador do trabalho e, se for o caso, a data da defesa.

4) Seção Relatos:

É uma seção exclusiva para a publicação de Relatos de Casos/Pesquisa de projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão, trabalhos apresentados em eventos  - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores (Mestres ou Doutores).

Os artigos seguem os padrões apontados na Seção “Artigos Livres”.

5) Seção Resenhas:

São aceitas resenhas de livros publicados em qualquer data e de eventos recentes (com menos de um ano);

São aceitos textos com, preferencialmente, um autor Doutor.

Todos os originais enviados para avaliação devem estar em arquivo Word e possuir, no máximo, 5 mil caracteres, com espaçamento.

É necessário incluir todos os dados do livro ou evento objeto de análise.

6) Seção Experimentação:

São aceitos textos/resumos agregados de dados abertos, produtos experimentais, arquivos em diferentes formatos e mídias - com, preferencialmente, um autor Doutor;

O formato e o conteúdo são livres.

Normas bibliográficas a serem utilizadas nos artigos: ABNT (português) ou APA (inglês e espanhol)

Todos os autores devem indicar o seu respectivo número ORCID - identificador de autor (http://orcid.org)

 

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Comunicação de Resultados de Pesquisa

É uma seção exclusiva para a publicação de Artigos no formato de Resumos Expandidos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Aceita, portanto, trabalhos de Mestres e Doutores.

As diretrizes de fontes, figuras e espaçamento seguem os parâmetros da Seção “Artigos Livres”.

O texto está limitado ao máximo de 6 páginas incluindo os seguintes itens: introdução, objetivos, considerações metodológicas; principais resultados e conclusões.

Título, Resumo e Palavras-chave em português, inglês e espanhol

Identificação do autor com nome do orientador do trabalho e data da defesa.

Relatos

É uma seção exclusiva para a publicação de Relatos de Casos/Pesquisa de projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores (Mestres ou Doutores).

Os artigos seguem os padrões apontados na Seção “Artigos Livres”.

Dossiê temático: Tv pública, redes de educação e cultura

Busca artigos cujas reflexões se dirijam aos estudos sobre TVs públicas, suas grades de programação, seus recursos imagéticos e visuais, seus regimes de identidade e representação dos poderes públicos a que se vinculam. Além disso, o dossiê visa pesquisas que debatam o papel das Tvs públicas na promoção da cultura e na formação e conexão com variadas redes de educação, dentre outros temas que remetam, sobretudo, ao seu estatuto de dispositivo tecnológico que integra, conecta, configura e reconfigura o espaço público e que dá conta da memória das sociedades em que estão inseridos os arquivos audiovisuais pesquisados.

Dossiê temático: Comunicação, Cultura e Turismo

Tem por objetivo reunir discussões teóricas, ensaios metodológicos e aplicações práticas que tratem das inter-relações entre estes três campos do conhecimento. De antemão, vislumbra-se um vasto universo de possibilidades que as interfaces entre os campos da comunicação, da cultura e do turismo podem gerar. Só para exemplificar, desde a experiência histórica da criação de uma cultura do turismo na sociedade contemporânea; a necessidade de culturas locais e regionais comunicarem sua cultura aos turistas; a ressignificação contínua das culturas em seus contatos (comunicacionais) nas relações turísticas; as tecnologias de informação e comunicação aceleradas pela multiplicação das plataformas digitais exigindo novas competências em comunicação; os crescentes desafios da comunicação de marketing e do design de comunicação de produtos culturais com uma vertente turística; até, a própria noção de cultura colocada em xeque pela interconectividade globalizada que tem interesses antagônicos pelo local/ universal, diferente/ reconhecível, concreto/ virtual, experiência/ contemplação. Ou seja, é um convite para um debate que possibilite uma maior compreensão das interconexões dessas áreas de pesquisa das ciências sociais e humanas.

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