https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/issue/feedCadernos de Comunicação2023-08-07T08:25:36-03:00Cristina Marques Gomescristina.m.gomes@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">O Periódico <strong>Cadernos de Comunicação</strong>, existente desde 1996, está associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como Foco a publicação de pesquisas da área de Comunicação e correlatas, tanto pela perspectiva teórica como empírica. É direcionado aos pesquisadores em formação e titulados a partir de cinco seções claramente definidas (Artigos livres; Dossiês Temáticos; Comunicação de Resultados de Pesquisa; Relatos e Resenhas). São aceitos somente textos inéditos nos seguintes idiomas: Português, Inglês e/ou Espanhol.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2316-882X | Qualis/CAPES (2017-2020) = B2</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/84155O trabalho do pedagogo na instituição de acolhimento: reflexões sobre educação2023-06-19T09:22:35-03:00Vanessa Dantas Vieiravanessa.dantas@uel.brGilmara Lupion Morenogilmaralupion@hotmail.com<p>O artigo objetiva conhecer o trabalho do pedagogo na instituição de acolhimento, bem como refletir acerca desse trabalho e da Educação de crianças e de adolescentes acolhidos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com base na teoria Histórico-Crítica de Saviani (2008), também discutida por Libâneo (2010), e nos estudos de Rizzini e Rizzini (2004) acerca da institucionalização de crianças no Brasil, entre outros. As reflexões deste estudo tendem a contribuir para demonstrar a importância do pedagogo na composição da equipe técnica das instituições de acolhimento, e consequentemente, no desenvolvimento educacional das crianças e dos/das adolescentes acolhidos/as.</p>2023-08-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/74774Círculo Restaurativo de adoção: reconhecendo possibilidades de atendimento no âmbito da medida de proteção de Acolhimento Institucional2023-03-29T08:57:20-03:00Fabiana Nascimento de Oliveirafabianandeoliveira@gmail.com<p class="western" align="left">Este artigo busca descrever e analisar as práticas realizadas no âmbito da execução da medida de proteção de acolhimento institucional em um núcleo de abrigos residenciais da Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul em parceria com a equipe técnica da Central de Atendimento Multidisciplinar – CAPM do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. A prática denominada “Restaurativa” foi realizada sob a orientação dos princípios e valores da Justiça Restaurativa, respeitando as demais orientações técnicas pautadas para abordagens neste contexto, na expectativa de fomentar e fortalecer os vínculos familiares de crianças que estavam em acolhimento institucional e os pretendentes a sua adoção. Com a utilização desta metodologia percebemos e reconhecemos a potencialidade da mesma para contribuir na inclusão, participação, construção e fortalecimento dos vínculos familiares dos envolvidos.</p> <p class="western" align="left"> </p>2023-08-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/78448Exposição Entrelinhas e Vidas: leilão silencioso como estratégia de comunicação para apoio a abrigos na cidade de Maringá-PR2023-04-25T22:31:26-03:00Daniela Polladpolla2@uem.brTiago Lenartovicz tlenartovicz2@uem.brJúlia Rovani Molenajuliaarovani@gmail.comGiovana Navakoski Stortigiovananstorti@gmail.comGiovanna Maria da Silva Cebulskigiovannacebulski@gmail.comIsadora Fernanda Rodrigues Quemeloisadoracomunicacao@hotmail.com<p>Apesar de, atualmente, cerca de 32 mil crianças e adolescentes brasileiros viverem em acolhimento institucional (CNJ, 2023), essa temática é pouco abordada, particularmente pela Comunicação. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar a realização de um leilão silencioso de telas pintadas por crianças e adolescentes que residem em abrigos municipais de Maringá-PR. As contribuições teóricas abordam o contexto do acolhimento institucional (BRASIL, 1990; BRASIL, 2009; MARQUES, CANO, VENDRUSCULO, 2007; SIQUEIRA, DELL’AGLIO, 2010) e da relevância da área da Comunicação para a visibilidade dessa situação (HAMAM, 2011; KUNSCH, 2003; SANTOS, 2019). O referencial teórico é base para analisar a Exposição Entrelinhas e Vidas, que exibiu telas produzidas em oficinas de pintura realizadas em dois abrigos da cidade. Os visitantes deram lances secretos e as organizadoras entraram em contato com o ofertante do maior lance em cada uma das telas. O valor arrecadado com a venda das telas foi revertido para auxiliar os abrigos. Diante do exposto, foi possível constatar que propostas comunicacionais e artísticas podem contribuir para ampliar diálogos sociais e a visibilidade do contexto do acolhimento institucional de crianças e adolescentes.</p>2023-08-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/76667O psicólogo em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes: possibilidades cotidianas de atuação multidisciplinar2023-04-24T21:30:28-03:00Kélen Medianeira Pozzobonkelenpozzobon@gmail.comRenata Petry Brondanirenata_pb_@hotmail.comJana Gonçalves Zappejana.zappe@ufsm.br<p>O objetivo deste trabalho é problematizar o compartilhamento do cuidado de crianças e adolescentes em acolhimento institucional por meio da interação entre profissionais da rede de atendimento, envolvendo as áreas da Psicologia, Educação, Serviço Social, Saúde e Direito. Conclui-se que, apesar de desafiador, o compartilhamento do cuidado oportuniza a atuação multidisciplinar e é fundamental para a garantia de direitos.</p>2023-08-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/74954Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: reflexões teóricas e desafios presentes2023-04-17T21:54:37-03:00Rakeli Silva da Costarakelicosta7@gmail.comJane Schumacherjane.schumacher@ufsm.br<p>O presente artigo tem como objetivo entender como se constitui a rede institucionalizada em que crianças e jovens estão inseridos, retratando as suas vivências. Para o referencial teórico foram usados os princípios legais da Constituição Federal (1988) e o Estatuto da Criança e Adolescente (1990). A metodologia utilizada no estudo é caracterizada como qualitativa baseada em Minayo (1994) e de revisão bibliográfica de acordo com Gil (2010), utilizando como descritores: instituição de acolhimento, crianças e adolescentes. O estudo incluiu publicações produzidas no período de 2021 a 2022, filtrados através de uma análise dos títulos e resumos, por fim resultou em 13 arquivos relevantes utilizados no presente estudo. Entre os resultados, podemos afirmar, que os autores desenvolvem abordagens que auxiliam na prática de acolhimento e analisam como as rupturas dos laços familiares afetam o processo de adaptação aos ambientes institucionalizados. Conclui-se que o processo educativo não deve ser visto como coadjuvante no acolhimento e deve funcionar como potencializador da garantia de direito às crianças e aos adolescentes.</p>2023-08-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/78449(RE) VISITANDO O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PELA ÓTICA DOS PAIS POR ADOÇÃO 2023-04-25T23:42:58-03:00Catiane da Silva Marquescatianemarques.psi@gmail.comCristian Nunes Rodriguescristiannunesrodrigues@gmail.comAline Cardoso Siqueiraalinecsiq@ufsm.br<p><span style="font-weight: 400;">O acolhimento institucional ou familiar de crianças e adolescentes é uma medida de proteção, condicionada a determinação judicial, sendo excepcional e provisória. O presente estudo teve como objetivo (re)visitar o acolhimento institucional a partir da ótica dos pais por adoção, a fim de verificar como a vinculação entre a família e filho por adoção pode ser favorecida ou não pela experiência vivenciada nessas instituições. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;"><strong>Palavras-Chaves: </strong>Adoção, Família, Acolhimento Institucional.</span></p>2023-08-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/74551Acolhimento institucional, adoção e formação de professores: uma reflexão necessária2023-03-15T10:25:51-03:00Gilmara Lupion Morenogilmaralupion@hotmail.comMaressa Barboza Santos Rossini de Matosmaressa.barboza@hotmail.com<p>O artigo objetiva investigar se os professores são/estão preparados para trabalhar com as crianças que se encontram em acolhimento institucional. Para tanto, usou-se como base estudos realizados por Veloso (2015), Moreno e Batista (2017), Caio (2014), Rossi e Rossi (2017), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, a fim de verificar a existência da temática no ementário do curso de Pedagogia pesquisado. Os resultados mostram que não há conteúdo específico sobre o tema Adoção e suas vertentes na ementa das disciplinas ofertadas pelo curso em questão. No entanto, observaram-se iniciativas dos proponentes do curso de ofertar projetos de pesquisa e extensão voltados à temática Adoção, assim como a disciplina especial intitulada “Escola e Adoção”, além de cursos de formação continuada a professores e gestores de escolas públicas e privadas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Essas iniciativas foram tomadas como importantes e positivas para a disseminação do tema, principalmente, nos âmbitos acadêmico e escolar.</p>2023-08-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/78447Escuta no tempo de espera: entre o acolhimento e adoção - uma análise do conto “Martina e o Construtor de Pontes”2023-04-25T22:18:24-03:00Gilmara Lupion Morenogilmaralupion@hotmail.comCleide Vitor Mussini Batistacler@uel.br<p>Este artigo objetiva evidenciar a necessidade de escutar e acolher os dizeres da criança e do adolescente institucionalmente acolhidos à espera de uma nova família pela via da adoção. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base: na perspectiva da Psicanálise; nos autores lidos e discutidos nos cursos e grupo de estudos do Projeto de Extensão que trata sobre adoção e acolhimento institucional; e na análise do conto “Martina e o construtor de pontes”, de D’Andrea (2012). As reflexões deste estudo tendem a contribuir para a preparação dos profissionais que acompanham as crianças e os adolescentes acolhidos, bem como dos adotantes, para que os processos de adoção sejam concluídos com êxito, garantindo aos adotados o direito à convivência familiar.</p>2023-08-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/75427Adolescer no acolhimento institucional: percepção dos educadores sociais2023-04-23T22:48:05-03:00Danusa Scremin Rolimdanusarolim@gmail.comAline Cardoso Siqueriaalinecsiq@ufsm.com<p>O acolhimento institucional é uma modalidade de cuidado substituto utilizada quando os direitos da criança e do adolescente estão ameaçados. O adolescente acolhido está em situação de fragilidade considerando que muitos já vivenciaram muitas situações de risco, como violências de todos os tipos. O objetivo deste estudo é compreender a percepção dos educadores sociais sobre os adolescentes que moram em acolhimento institucional. Nove educadores sociais responderam a uma entrevista. Os principais resultados sinalizam que os desafios do educar adolescentes são marcados pelos efeitos tanto da adolescência quanto das vivências de violência pregressa e atual, busca da constituição da identidade vivida com pouco suporte social e emocional, vivência de comportamentos de risco.</p>2023-08-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023