Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.Artigos
Insira aqui a política desta seção
Comunicação de Resultados de Pesquisa
É uma seção exclusiva para a publicação de Artigos no formato de Resumos Expandidos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Aceita, portanto, trabalhos de Mestres e Doutores.
As diretrizes de fontes, figuras e espaçamento seguem os parâmetros da Seção “Artigos Livres”.
O texto está limitado ao máximo de 6 páginas incluindo os seguintes itens: introdução, objetivos, considerações metodológicas; principais resultados e conclusões.
Título, Resumo e Palavras-chave em português, inglês e espanhol
Identificação do autor com nome do orientador do trabalho e data da defesa.
Relatos
É uma seção exclusiva para a publicação de Relatos de Casos/Pesquisa de projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores (Mestres ou Doutores).
Os artigos seguem os padrões apontados na Seção “Artigos Livres”.
Dossiê temático: Tv pública, redes de educação e cultura
Busca artigos cujas reflexões se dirijam aos estudos sobre TVs públicas, suas grades de programação, seus recursos imagéticos e visuais, seus regimes de identidade e representação dos poderes públicos a que se vinculam. Além disso, o dossiê visa pesquisas que debatam o papel das Tvs públicas na promoção da cultura e na formação e conexão com variadas redes de educação, dentre outros temas que remetam, sobretudo, ao seu estatuto de dispositivo tecnológico que integra, conecta, configura e reconfigura o espaço público e que dá conta da memória das sociedades em que estão inseridos os arquivos audiovisuais pesquisados.Dossiê temático: Comunicação, Cultura e Turismo
Tem por objetivo reunir discussões teóricas, ensaios metodológicos e aplicações práticas que tratem das inter-relações entre estes três campos do conhecimento. De antemão, vislumbra-se um vasto universo de possibilidades que as interfaces entre os campos da comunicação, da cultura e do turismo podem gerar. Só para exemplificar, desde a experiência histórica da criação de uma cultura do turismo na sociedade contemporânea; a necessidade de culturas locais e regionais comunicarem sua cultura aos turistas; a ressignificação contínua das culturas em seus contatos (comunicacionais) nas relações turísticas; as tecnologias de informação e comunicação aceleradas pela multiplicação das plataformas digitais exigindo novas competências em comunicação; os crescentes desafios da comunicação de marketing e do design de comunicação de produtos culturais com uma vertente turística; até, a própria noção de cultura colocada em xeque pela interconectividade globalizada que tem interesses antagônicos pelo local/ universal, diferente/ reconhecível, concreto/ virtual, experiência/ contemplação. Ou seja, é um convite para um debate que possibilite uma maior compreensão das interconexões dessas áreas de pesquisa das ciências sociais e humanas.
Aviso de derechos de autor/a
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.


