Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.-
O texto é original/inédito e não está em avaliação simultânea em outro periódico ou já foi apresentado em evento científico e sofreu modificações (ligeiras ou substanciais) em seu conteúdo. Nesse caso é essencial a citação de todos os dados/referências do evento. Igualmente, se o texto já foi depositado em algum repositório de preprints todas as referências/fontes devem ser mencionadas.
- As Diretrizes para os Autores e as respectivas indicações por Seção foram lidas e devidamente seguidas
- Em qualquer das línguas que se escreva o texto, o mesmo deverá conter um resumo (Português), um resumen (Espanhol) e um abstract (Inglês) (nessa ordem) de até 15 linhas, acompanhados de suas respectivas palavras chave, palabras clave e keywords (entre 3 a 5 palavras).
- Deve-se evitar notas de rodapé. Se existirem, as notas deverão vir ao fim da página, devidamente numeradas.
- As imagens sejam elas fotografias, tabelas, gráficos ou ilustrações devem ser inseridas no arquivo .doc. e enviados separadamente, como documento complementar, seguindo a seguinte configuração: formato .jpg (300dpi). Títulos legendas e créditos devem ser inseridos no corpo do texto.
- A bibliografia/referências deverá estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT vigentes.
- Deverá conter (EM DOCUMENTO SUPLEMENTAR E NÃO NO CORPO DO ARTIGO) uma breve apresentação do autor, com referência sobre seu vínculo profissional ou acadêmico e formação, endereço e e-mail. Enviar uma biografia de até 5 linhas.
- Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, assim como as imagens utilizadas por eles. Desta forma, é responsabilidade do reconhecimento de autorização de uso de imagens. Ao submeter o texto o autor cede seus direitos para “Cadernos de Comunicação”.
-
O artigo deve seguir o modelo do template:
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/article/view/7672/4966
Artigos
Insira aqui a política desta seção
Comunicação de Resultados de Pesquisa
É uma seção exclusiva para a publicação de Artigos no formato de Resumos Expandidos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Aceita, portanto, trabalhos de Mestres e Doutores.
As diretrizes de fontes, figuras e espaçamento seguem os parâmetros da Seção “Artigos Livres”.
O texto está limitado ao máximo de 6 páginas incluindo os seguintes itens: introdução, objetivos, considerações metodológicas; principais resultados e conclusões.
Título, Resumo e Palavras-chave em português, inglês e espanhol
Identificação do autor com nome do orientador do trabalho e data da defesa.
Relatos
É uma seção exclusiva para a publicação de Relatos de Casos/Pesquisa de projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores (Mestres ou Doutores).
Os artigos seguem os padrões apontados na Seção “Artigos Livres”.
Dossiê temático: Tv pública, redes de educação e cultura
Busca artigos cujas reflexões se dirijam aos estudos sobre TVs públicas, suas grades de programação, seus recursos imagéticos e visuais, seus regimes de identidade e representação dos poderes públicos a que se vinculam. Além disso, o dossiê visa pesquisas que debatam o papel das Tvs públicas na promoção da cultura e na formação e conexão com variadas redes de educação, dentre outros temas que remetam, sobretudo, ao seu estatuto de dispositivo tecnológico que integra, conecta, configura e reconfigura o espaço público e que dá conta da memória das sociedades em que estão inseridos os arquivos audiovisuais pesquisados.Dossiê temático: Comunicação, Cultura e Turismo
Tem por objetivo reunir discussões teóricas, ensaios metodológicos e aplicações práticas que tratem das inter-relações entre estes três campos do conhecimento. De antemão, vislumbra-se um vasto universo de possibilidades que as interfaces entre os campos da comunicação, da cultura e do turismo podem gerar. Só para exemplificar, desde a experiência histórica da criação de uma cultura do turismo na sociedade contemporânea; a necessidade de culturas locais e regionais comunicarem sua cultura aos turistas; a ressignificação contínua das culturas em seus contatos (comunicacionais) nas relações turísticas; as tecnologias de informação e comunicação aceleradas pela multiplicação das plataformas digitais exigindo novas competências em comunicação; os crescentes desafios da comunicação de marketing e do design de comunicação de produtos culturais com uma vertente turística; até, a própria noção de cultura colocada em xeque pela interconectividade globalizada que tem interesses antagônicos pelo local/ universal, diferente/ reconhecível, concreto/ virtual, experiência/ contemplação. Ou seja, é um convite para um debate que possibilite uma maior compreensão das interconexões dessas áreas de pesquisa das ciências sociais e humanas.
Aviso de derechos de autor/a
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.