Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

 

A Cadernos de Comunicação recebe contribuições de trabalhos, exclusivamente via sistema, em regime de fluxo contínuo redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.

O Periódico comporta seis seções e para cada uma delas temos as seguintes diretrizes:

1) Seção “Artigos Livres”

São aceitos artigos com, preferencialmente, um autor Doutor.

Todos os originais enviados para avaliação devem estar em arquivo Word, entre 20 e 40 mil caracteres total, com espaçamento.

O corpo do texto deverá apresentar as seguintes informações e estrutura seguindo o template da revista.

Nessa seção aceitamos, também, trabalhos que já foram apresentados em eventos científicos e que, por ventura, sofreram modificações (ligeiras ou substanciais) em seus conteúdos. Nesse caso é essencial a citação de todos os dados/referências do evento.

Também aceitamos artigos depositados em repositórios de preprints.

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, assim como as imagens utilizadas por eles. Desta forma, é responsabilidade do reconhecimento de autorização de uso de imagens.

2) Seção Dossiês Temáticos:

São aceitos artigos com, pelo menos, um autor Doutor.

Os temas dos Dossiês são específicos de cada publicação. Os Editores-convidados são os responsáveis pelo fluxo editorial.

Os artigos seguem os padrões apontados na Seção “Artigos Livres”.

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Normas bibliográficas a serem utilizadas nos artigos: ABNT (português) ou APA (inglês e espanhol)

Todos os autores devem indicar o seu respectivo número ORCID - identificador de autor (http://orcid.org)

 

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Comunicação de Resultados de Pesquisa

É uma seção exclusiva para a publicação de Artigos no formato de Resumos Expandidos de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Aceita, portanto, trabalhos de Mestres e Doutores.

As diretrizes de fontes, figuras e espaçamento seguem os parâmetros da Seção “Artigos Livres”.

O texto está limitado ao máximo de 6 páginas incluindo os seguintes itens: introdução, objetivos, considerações metodológicas; principais resultados e conclusões.

Título, Resumo e Palavras-chave em português, inglês e espanhol

Identificação do autor com nome do orientador do trabalho e data da defesa.

Relatos

É uma seção exclusiva para a publicação de Relatos de Casos/Pesquisa de projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão - Graduandos ou Graduados com seus respectivos orientadores (Mestres ou Doutores).

Os artigos seguem os padrões apontados na Seção “Artigos Livres”.

Dossiê temático: Tv pública, redes de educação e cultura

Busca artigos cujas reflexões se dirijam aos estudos sobre TVs públicas, suas grades de programação, seus recursos imagéticos e visuais, seus regimes de identidade e representação dos poderes públicos a que se vinculam. Além disso, o dossiê visa pesquisas que debatam o papel das Tvs públicas na promoção da cultura e na formação e conexão com variadas redes de educação, dentre outros temas que remetam, sobretudo, ao seu estatuto de dispositivo tecnológico que integra, conecta, configura e reconfigura o espaço público e que dá conta da memória das sociedades em que estão inseridos os arquivos audiovisuais pesquisados.

Dossiê temático: Comunicação, Cultura e Turismo

Tem por objetivo reunir discussões teóricas, ensaios metodológicos e aplicações práticas que tratem das inter-relações entre estes três campos do conhecimento. De antemão, vislumbra-se um vasto universo de possibilidades que as interfaces entre os campos da comunicação, da cultura e do turismo podem gerar. Só para exemplificar, desde a experiência histórica da criação de uma cultura do turismo na sociedade contemporânea; a necessidade de culturas locais e regionais comunicarem sua cultura aos turistas; a ressignificação contínua das culturas em seus contatos (comunicacionais) nas relações turísticas; as tecnologias de informação e comunicação aceleradas pela multiplicação das plataformas digitais exigindo novas competências em comunicação; os crescentes desafios da comunicação de marketing e do design de comunicação de produtos culturais com uma vertente turística; até, a própria noção de cultura colocada em xeque pela interconectividade globalizada que tem interesses antagônicos pelo local/ universal, diferente/ reconhecível, concreto/ virtual, experiência/ contemplação. Ou seja, é um convite para um debate que possibilite uma maior compreensão das interconexões dessas áreas de pesquisa das ciências sociais e humanas.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.