Patrones corporales o el consumo de un cuerpo instagramables

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X86331

Palabras clave:

cuerpo, patrón corporal, Instagram, red social, netnografía

Resumen

El artículo aborda la estandarización del cuerpo en Instagram, a partir de una colecta netnográfica los días 10 y 19 de enero de 2023, con el hashtag #corpoperfeito. Se imprimieron y separaron los primeros 42 posts de cada día. Se percibe una estandarización corporal midiatizada, que no reverbera en todas las publicaciones. Sin embargo, el cuerpo posibilita una visibilidad online, que refuerza el mercado de la belleza corporal.

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Biografía del autor/a

Luiz Antonio Feliciano, UEMG

Doutorado em Educação, pela UNICAMP; Mestrado em Multimeios, pela UNICAMP-; Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela UNITAU; Professor efetivo, na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal.

Carlos Henrique Sabino Caldas, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorado em Comunicação, pela UNESP; Mestrado em Comunicação, pela UNESP; Especialização em Arte Educação, pela UNESP; Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela UNIP; Professor efetivo, na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal.

Priscila Kalinke da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Comunicação, pela Metodista; Mestre em Educação, pela UEM; Pós-graduada em Comunicação e Educação, pela FCV; Graduada em Ciências Econômicas, pela UEM; Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pelo CESPAR; Graduada em Publicidade e Propaganda, pelo UNINGÁ; Professora efetiva, na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal.

Fernando Luiz Zanetti, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós-doutor, pela FEUSP; Doutor em Psicologia, pela Unesp-Assis; Mestre em Psicologia, pela Unesp-Assis; Bacharelado e Licenciado em Psicologia, pela Unesp-Assis; atualmente é Professor da Universidade Estadual de Minas – UEMG; membro do grupo e-PUBLICC-Pesquisa em Publicização, Cultura e Comunicação.

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Publicado

2024-06-14

Cómo citar

Feliciano, L. A., Caldas, C. H. S. ., Silva, P. K. da, & Zanetti, F. L. . (2024). Patrones corporales o el consumo de un cuerpo instagramables. Cadernos De Comunicação, 28(1). https://doi.org/10.5902/2316882X86331

Número

Sección

Artigos