Body patterns or the consumption of an instagrammable body

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X86331

Keywords:

body, body pattern, Instagram, social network, netnography

Abstract

The article addresses the standardization of the body on Instagram, from a netnographic collection on January 10 and 19, 2023, with the hashtag #corpoperfeito. The first 42 posts of each day were printed and separated. There is a mediatized body standardization, which does not reverberate in all posts. However, the body enables online visibility, which reinforces the body beauty market.

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Author Biographies

Luiz Antonio Feliciano, UEMG

Doutorado em Educação, pela UNICAMP; Mestrado em Multimeios, pela UNICAMP-; Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela UNITAU; Professor efetivo, na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal.

Carlos Henrique Sabino Caldas, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorado em Comunicação, pela UNESP; Mestrado em Comunicação, pela UNESP; Especialização em Arte Educação, pela UNESP; Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela UNIP; Professor efetivo, na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal.

Priscila Kalinke da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Comunicação, pela Metodista; Mestre em Educação, pela UEM; Pós-graduada em Comunicação e Educação, pela FCV; Graduada em Ciências Econômicas, pela UEM; Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pelo CESPAR; Graduada em Publicidade e Propaganda, pelo UNINGÁ; Professora efetiva, na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal.

Fernando Luiz Zanetti, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós-doutor, pela FEUSP; Doutor em Psicologia, pela Unesp-Assis; Mestre em Psicologia, pela Unesp-Assis; Bacharelado e Licenciado em Psicologia, pela Unesp-Assis; atualmente é Professor da Universidade Estadual de Minas – UEMG; membro do grupo e-PUBLICC-Pesquisa em Publicização, Cultura e Comunicação.

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Published

2024-06-14

How to Cite

Feliciano, L. A., Caldas, C. H. S. ., Silva, P. K. da, & Zanetti, F. L. . (2024). Body patterns or the consumption of an instagrammable body. Cadernos De Comunicação, 28(1). https://doi.org/10.5902/2316882X86331

Issue

Section

Artigos