Impacto social na era da IA: um estudo de caso da campanha Jornada do Autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X90010

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Marketing de Causas Sociais, Ética

Resumo

O artigo aborda a utilização da Inteligência Artificial como ferramenta de uma ação de marketing de causas sociais pela empresa Vivo. Foi feito um estudo de caso e analisadas cinco categorias, onde verificou-se a possibilidade do uso ético da IA nas ações de empresas, gerando valor e engajamento junto aos seus consumidores e a sociedade.

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Biografia do Autor

Priscila Kalinke da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, pós-graduada em Comunicação e Educação pela Faculdade Cidade Verde, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá, graduada em Comunicação Social — Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior do Paraná e Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Ingá. É professora efetiva do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa E-Publicc (Publicização, Comunicação e Cultura). Tem pesquisas na área de publicidade e análise de redes para mídia sociais; comunicação e educação; responsabilidade social e ambiental de marcas.

Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho, Centro Universitário Cesumar

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Docência no Ensino Superior na área de Tecnologias Educacionais e Inovação pela UNICESUMAR e em Gestão Empresarial pela Universidade UEM. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Administração pela Unicesumar. Foi Coordenadora dos Curso de Gestão Comercial, Gestão de Lojas e Pontos de Venda, de Marketing e Mídias Digitais da EaD Unicesumar. Atualmente coordena os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Institucional e de Cinema e Audiovisual da EaD Unicesumar. É avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Atua como Professora de Pós-Graduação nas áreas de Comunicação, Administração e Marketing. Foi membro da Comissão Assessora de Área do ENADE (Publicidade e Propaganda) do INEP/MEC 2018 e 2022. Pesquisadora do IAEDUCOM (Grupo de Pesquisa em IA, Educação e Comunicação: Convergências e Inovações).Tem experiência na Educação Presencial e a Distância. Experiência na área de Comunicação, Administração e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e Marketing, Comportamento do Consumidor, Gestão de Varejo e Serviços, Ensino em Comunicação Social, Novas Tecnologias, Economia Compartilhada e Sociologia Econômica.

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

Silva, P. K. da, & Coutinho, F. G. de A. (2025). Impacto social na era da IA: um estudo de caso da campanha Jornada do Autismo. Cadernos De Comunicação, 29, e90010. https://doi.org/10.5902/2316882X90010

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Dossiê O Papel da Inteligência Artificial na Comunicação

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