Impacto social en la era de la IA: un estudio de caso del proyecto El Viaje del Autismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X90010

Palabras clave:

Inteligencia Artificial, Marketing de Causa Social, Ética

Resumen

El artículo aborda el uso de la Inteligencia Artificial por parte de Vivo como herramienta para una campaña de marketing de causa social. Se realizó un estudio de caso y se analizaron cinco categorías. Se verificó la posibilidad de utilizar éticamente la IA en las acciones corporativas, generando valor y compromiso con sus consumidores y la sociedad.

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Biografía del autor/a

Priscila Kalinke da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, pós-graduada em Comunicação e Educação pela Faculdade Cidade Verde, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá, graduada em Comunicação Social — Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior do Paraná e Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Ingá. É professora efetiva do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa E-Publicc (Publicização, Comunicação e Cultura). Tem pesquisas na área de publicidade e análise de redes para mídia sociais; comunicação e educação; responsabilidade social e ambiental de marcas.

Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho, Centro Universitário Cesumar

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Docência no Ensino Superior na área de Tecnologias Educacionais e Inovação pela UNICESUMAR e em Gestão Empresarial pela Universidade UEM. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Administração pela Unicesumar. Foi Coordenadora dos Curso de Gestão Comercial, Gestão de Lojas e Pontos de Venda, de Marketing e Mídias Digitais da EaD Unicesumar. Atualmente coordena os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Institucional e de Cinema e Audiovisual da EaD Unicesumar. É avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Atua como Professora de Pós-Graduação nas áreas de Comunicação, Administração e Marketing. Foi membro da Comissão Assessora de Área do ENADE (Publicidade e Propaganda) do INEP/MEC 2018 e 2022. Pesquisadora do IAEDUCOM (Grupo de Pesquisa em IA, Educação e Comunicação: Convergências e Inovações).Tem experiência na Educação Presencial e a Distância. Experiência na área de Comunicação, Administração e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e Marketing, Comportamento do Consumidor, Gestão de Varejo e Serviços, Ensino em Comunicação Social, Novas Tecnologias, Economia Compartilhada e Sociologia Econômica.

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Publicado

2025-07-02

Cómo citar

Silva, P. K. da, & Coutinho, F. G. de A. (2025). Impacto social en la era de la IA: un estudio de caso del proyecto El Viaje del Autismo. Cadernos De Comunicação, 29, e90010. https://doi.org/10.5902/2316882X90010

Número

Sección

Dossiê O Papel da Inteligência Artificial na Comunicação

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