Padrões corporais ou o consumo de um corpo instagramável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X86331

Palavras-chave:

corpo, padrão corporal, Instagram, rede social, netnografia

Resumo

O artigo aborda a padronização do corpo no Instagram, a partir de uma coleta netnográfica nos dias 10 e 19 de janeiro de 2023, com a hashtag #corpoperfeito. Foram printados e separados os primeiros 42 posts de cada dia. Percebe-se uma padronização corporal midiatizada, que não reverbera em todas as postagens. Contudo, o corpo possibilita uma visibilidade online, que reforça o mercado da beleza corporal.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Feliciano, UEMG

Doutorado em Educação, pela UNICAMP; Mestrado em Multimeios, pela UNICAMP-; Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela UNITAU; Professor efetivo, na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal.

Carlos Henrique Sabino Caldas, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorado em Comunicação, pela UNESP; Mestrado em Comunicação, pela UNESP; Especialização em Arte Educação, pela UNESP; Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela UNIP; Professor efetivo, na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal.

Priscila Kalinke da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Comunicação, pela Metodista; Mestre em Educação, pela UEM; Pós-graduada em Comunicação e Educação, pela FCV; Graduada em Ciências Econômicas, pela UEM; Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pelo CESPAR; Graduada em Publicidade e Propaganda, pelo UNINGÁ; Professora efetiva, na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal.

Fernando Luiz Zanetti, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós-doutor, pela FEUSP; Doutor em Psicologia, pela Unesp-Assis; Mestre em Psicologia, pela Unesp-Assis; Bacharelado e Licenciado em Psicologia, pela Unesp-Assis; atualmente é Professor da Universidade Estadual de Minas – UEMG; membro do grupo e-PUBLICC-Pesquisa em Publicização, Cultura e Comunicação.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Feliciano, L. A., Caldas, C. H. S. ., Silva, P. K. da, & Zanetti, F. L. . (2024). Padrões corporais ou o consumo de um corpo instagramável. Cadernos De Comunicação, 28(1). https://doi.org/10.5902/2316882X86331

Edição

Seção

Artigos