Estrategias de Faber-Castell Brasil en Facebook para aumentar su visibilidad en el entorno digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X30749

Palabras clave:

Comunicación, Ecosistema digital, Estrategias de comunicación, visibilidad, Faber-Castell

Resumen

El presente trabajo fue desarrollado con el objetivo de analizar las estrategias comunicacionales de una marca ya consolidada, que concentra sus esfuerzos en esa área para el contexto del ambiente digital. El estudio fue realizado a partir de las observaciones de posturas de la organización en su página en Facebook, en los meses de junio y julio de 2017. Con carácter cualitativo cuantitativo, a través del método de análisis de contenido, fue posible verificar que Faber-Castell Brasil carga de forma subjetiva su posicionamiento y mantiene en su comunicación, la esencia de los productos que la marca comercializa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS

Publicitária, Doutora em Comunicação (UFSM). Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Ensino de Humanidade e Linguagens da Universidade Franciscana.

Raíssa Grígolo da Silva, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana.

Citas

ADOBE. Digital Advertising Report. 20/10/2015. Disponível em: <https://www.slideshare.net/adobe/adobe-digital-indexs-q3-digital-advertising-social-intelligence-report/>. Acesso em: 04 mai. 2017.

ANGELONI, Maria Terezinha. Comunicação nas organizações na era do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. Visibilidade midiática, legitimação e responsabilidade social: dez estudos sobre as práticas de comunicação na Universidade. Eugenia Mariano da Rocha Barichello, (org). - Santa Maria :FACOS/UFSM ; [Brasília] : CNPq, 2004. 366 p.

BETHANY; AMANDA. Whoa, wait. Walmart? Blog. Disponível em: <http://whoawaitwalmart.com/> Acesso em: 12 abr. 2017.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

FABER Castell. História da Faber Castell. Disponível em: <http://www.faber-castell.com.br/docs/default.aspx id=19578&addminprt=1>. Acesso em: 20 mar. 2017.

FOLHA de São Paulo. Tec. Internet já tem quase 3 bilhões de usuários no mundo, diz ONU. 25/11/2014. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/11/1553088-internet-ja-tem-quase-3-bilhoes-de-usuarios-no-mundo-diz-onu.shtml> Acesso em: 12 abr. 2017.

GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo

digital. São Paulo: Atlas, 2018. GFK. Somos a GfK. Disponível em: <http://www.gfk.com/pt-br/>. Acesso em: 27 mar. 2017.

IAB Brasil. Investimento em publicidade digital no Brasil. 2018. Disponível em: < https://iabbrasil.com.br/infografico-iab-brasil-pesquisa-digital-adspend-2018-2/> Acesso em: 10 fev. 2019.

KOTLER, Phillip. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: PHB, 1998. Marketing para o Século XXI. São Paulo: Futura, 1999.

KOTLER, Phillip. Administração de Marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.

KOTLER, Phillip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAMB, Charles W. Jr., et al. Princípios de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

LEITE, Fábio Furtado. Presença Digital: uma estratégia de negócios necessária. [S.l.], 2016.

LEITE, Fábio Furtado. Presença Digital: uma estratégia de negócios necessária. Disponível em: <http://www.furtadoleite.com.br/presenca_digital/>. Acesso em: 12 abr. 2017.

LI, Charlene. Liderança Aberta: como as mídias sociais transformam o modo de liderarmos. São Paulo: Évora, 2011.

LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Thompson Learning, 2007.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PÉREZ, Rafael Alberto. Pensar la estratégia: outra perspectiva. Buenos Aires: La Crujía, 2012.

PERON, Alan. Marketing Digital. [Infográfico] Facebook Marketing – Dados de 2016 da Maior Rede Social do Mundo. 31/05/2016. Disponível em: <http://www.allanperon.com.br/facebook-marketing/>. Acesso em: 04 mai. 2017.

PORTER, Michael. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 17. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

RIES, Al; TROUT Jack. Posicionamento: a batalha por sua mente. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.

SAAD, Beth. Estratégias 2.0 para a mídia digital. São Paulo: Editora Senac. São Paulo, 2003.

SARAIVA, Alessandra. Valor econômico. Mais da metade da população brasileira acessa a internet, aponta IBGE. 06/04/2016. Disponível em: <http://www.valor.com.br/brasil/4513070/mais-da-metade-da-populacao-brasileira-acessa-internet-aponta-ibge>. Acesso em: 22 mar. 2017.

STRUTZEL, Tércio. Presença Digital: estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.

STRUTZEL, Tercio. Administradores. Os 4 pilares da presença digital. [S.l.]. 24/09/2013. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/os-4-pilares-da-presenca-digital/73194/>. Acesso em 12 abr. 2017.

TECNOLOGIA e Ciência. Portal R7. Estudo revela que brasileiro passa mais de nove horas por dia na internet. 22/01/2015. Disponível em: <http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/estudo-revela-que-brasileiro-passa-mais-de-nove-horas-por-dia-na-internet-23012015>. Acesso em: 22 mar. 2017.

THOMPSON, Jhon. A nova Visibilidade. Disponível em: . Acesso em 21 nov. 2016.

TI, Inside Online. Comércio eletrônico no Brasil movimenta R$ 18,6 bilhões no primeiro semestre. Disponível em: <http://convergecom.com.br/tiinside/home/internet/19/08/2015/comercio-eletronico-movimenta-r-186-bilhoes-no-brasil-no-primeiro-semestre/>. Acesso em: 15 mai. 2017.

TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

VALENTE, Jonas. Facebook chega a 127 milhões de usuários no Brasil. 20/07/2018. EBC. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-07/facebook-chega-127-milhoes-de-usuarios-no-brasil Acesso em 10 fev. 2019.

WOLCOW, Vitor. Como construir uma presença digital eficiente para o seu negócio. Belo Horizonte, 2015.

Publicado

2020-08-26

Cómo citar

Ghisleni, T. S., & Silva, R. G. da. (2020). Estrategias de Faber-Castell Brasil en Facebook para aumentar su visibilidad en el entorno digital. Cadernos De Comunicação, 24(1). https://doi.org/10.5902/2316882X30749

Número

Sección

Artigos