O DISCURSO PUBLICITÁRIO PRESENTE EM ANÚNCIOS DA NATURA

Taís Steffenello Ghisleni, Alana Machado Cardoso, Paola Cassol Zago

Resumo


Este trabalho analisa estratégias utilizadas em anúncios publicitários institucionais da Natura, escolhidos por conveniência entre 1976 e 2010 e que incluem de alguma forma a representação do feminino. O objetivo principal foi identificar o posicionamento e as estratégias utilizadas em cada anúncio escolhido, comentando como e se remetem ao contexto em que estão inseridos.

Palavras Chave: Estratégias; Posicionamento; Natura

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo analizar las estrategias actuales en anuncios Natura institucional 1976-2010. Inicialmente, tuvimos una conferencia sobre la evolución de la comunicación empresarial, disponible en su sitio web y, después de una selección de los anuncios que se destacan en el mercado. Para comprender el uso del lenguaje y enfoque innovador, tomada como principal objetivo identificar el posicionamiento y las estrategias utilizadas en cada anuncio, que se refieren al contexto en el que se insertan.

Palabras-clave: Estrategias, Posicionamiento, Natura.

 

Abstract

This work aims to analyze the strategies present in publicity advertisements institutionals of Natura since 1976 until 2010. Initially, was made a research about the evolution of communication of the company, available in its home page, and after a selection of the ads that were the most exceed in the market. To understand the use of language and innovative approach, was taken as main objective to identify the positioning and the strategies used in each advertisement, which refers to the context in which they are inserted.

Keywords: Strategies. Positioning. Natura


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X8941



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.