Quando a Sustentabilidade (ou seu discurso) se desfaz com uma crise: o caso Vale

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X41126

Schlagworte:

Sustentabilidade Empresarial, Crise, Vale

Abstract

Este trabalho visa estudar como a Sustentabilidade Empresarial (ou seu discurso) se desfaz diante de uma crise mal gerida. Para tanto, analisou-se a crise vivenciada pela Vale desencadeada a partir do rompimento da barragem dessa companhia em Córrego do Feijão, Brumadinho (MG). Para tanto, faz-se uma revisão teórica de conceitos de Sustentabilidade e de Discurso, bem como os de crise e gestão dessa, visando analisar o caso em questão, o qual foi acompanhado em cobertura jornalística, entre 25/01 e 24/02/19, via Jornal Hoje da Rede Globo de Televisão. Como resultado, obteve-se o posicionamento da Vale frente ao ocorrido terminou por desencadear uma crise de imagem.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Marta Cardoso de Andrade, Universidade Salvador, Salvador, BA

Professora Adjunto dos Curso de Relações Públicas, Jornalismo e Comunicação e Marketing. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Com2D, vinculado ao CNPq. Pós-Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa; Doutora e Mestra em Letras, UFBA, corpus em Comunicação Organizacional; Bacharela em Comunicação Social, UNIFACS, e Licenciada Plena em Língua Portuguesa, UNEB.

Literaturhinweise

ANDRADE. Marta Cardoso de. Imagem empresarial. Salvador. 8 jul. 2010. Disponível em: <https://dramartaandrade.blogspot.com/search?q=imagem>. Acesso em: 27 fev. 2019.

BLAND, Michael. Communicating out of a Crisis. London: MacMillian Press Ltd., 1998.

CEBDS. Quem somos. Disponível em: <https://cebds.org/quem-somos/>. Acesso em: 3 fev. 2019.

COMIN, Arnaldo. Entrevista com John Elkington. Revista ESPM, São Paulo, ano 22, 102. ed., n. 2, p. 12-17, mar-abr. 2016.

DANTAS, Edmundo Brandão. Imagem organizacional e imagem de marca. In: FÉLIX, Joana d’Arc Bicalho; BORDA, Gilson Zehetmeyer (Orgs.). Gestão da Comunicação e Responsabilidade Socioambiental: uma nova visão de Marketing e Comunicação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2009. p. 51-94.

DUARTE, Soraia de Oliveira. Informação S/A: o valor da comunicação para companhias abertas e para investidores. São Paulo: Saraiva, 2008.

FÉLIX, Joana d’Arc Bicalho. Comunicação e movimento ambiental. In: FÉLIX, Joana d’Arc Bicalho; BORDA, Gilson Zehetmeyer (Orgs.). Gestão da Comunicação e Responsabilidade Socioambiental: uma nova visão de Marketing e Comunicação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2009. p. 3-14.

FORNI, João José. Gestão de crises e comunicação: o que gestores e profissionais de Comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas. São Paulo: Atlas, 2013.

HALLIDAY, Tereza Lúcia. Discurso organizacional: uma abordagem retórica. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. v. 2. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 31-52.

LIPPMAN, Walter. Opinião pública. Tradução e prefácio de Jacques A. Wainberg. Petrópolis, RJ: Vozes, [1922] 2008. (Coleção Clássicos da Comunicação Social).

LOPES, Juliana. Entrevista Robert Dunn: um conceito que evolui e se populariza. Gazeta Mercantil, São Paulo, 1 abr. 2008. p. A14. Disponível em: <http://www.synergos.org/08/gazetamercantilentrevistadunn.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.

MACHADO FILHO, Cláudio Antonio Pinheiro; ZYLBERSZTAJN, Decio. Capital reputacional e responsabilidade social: considerações teóricas. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 87-98, abril/jun. 2004.

MACHADO FILHO, Cláudio Antonio Pinheiro. Responsabilidade social corporativa e a criação de valor para as organizações: um estudo multicasos. 2002. 204 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEA/USP, 2002.

MARTINS, José Pedro Soares. Responsabilidade Social Corporativa: como a postura responsável compartilhada pode gerar valor. Campinas, SP: Komedi, 2008. (Coleção Sustentabilidade Corporativa).

MASI, Domenico de. A sociedade pós-industrial. São Paulo: SENAC, 1999.

NAVES, Rubens. Responsabilidade social, sustentabilidade e governança corporativa em um contexto ético. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes (Orgs.). A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2009. (Série Pensamento e Prática, 2). p. 197-209.

OSKAMP, Stuart; SCHULTZ, P. Wesley. Attitudes and opinions. 3rd ed. Mahwah, NJ, USA: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, [1977] 2005.

PACHECO, Paula. Vale perde R$ 71 bilhões em valor de mercado após tragédia em Brumadinho. em.com.br, 29 jan. 2019. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2019/01/29/internas_economia,1025546/vale-perde-r-71-bilhoes-em-valor-de-mercado-apos-brumadinho.shtm>. Acesso em: 26 fev. 2019.

PEREIRA, Francisco Costa; MENDES, António Marques. Uma visão estratégica sobre a gestão de crises. In: ______ (Coords.). Crises: de ameaças a oportunidades – gestão estratégica de comunicação de crises. Lisboa: Edições Sílabo, LDA., 2006.

PRADO, Paulo Braga. O tripé da sustentabilidade. (2008). Disponível em: <http://mundoparamorar.com.br/2011/07/08/os-infograficos-da-even/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

VALE. Sobre a Vale. Disponível em: <http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 25 fev. 2019a.

VALE. Missão, Visão e Valores. Disponível em: <http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/mission/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 25 fev. 2019b.

VALE. Relatório de Sustentabilidade 2017. Disponível em: <http://www.vale.com/Style%20Library/RelatorioSustentabilidade17/PT/VALE_RelatorioSustentabilidade_2017.pdf >. Acesso em: 3 fev. 2019.

Veröffentlicht

2021-05-31

Zitationsvorschlag

Andrade, M. C. de. (2021). Quando a Sustentabilidade (ou seu discurso) se desfaz com uma crise: o caso Vale. Cadernos De Comunicação, 25(1). https://doi.org/10.5902/2316882X41126

Ausgabe

Rubrik

Artigos