Quando a Sustentabilidade (ou seu discurso) se desfaz com uma crise: o caso Vale

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X41126

Palavras-chave:

Sustentabilidade Empresarial, Crise, Vale

Resumo

Este trabalho visa estudar como a Sustentabilidade Empresarial (ou seu discurso) se desfaz diante de uma crise mal gerida. Para tanto, analisou-se a crise vivenciada pela Vale desencadeada a partir do rompimento da barragem dessa companhia em Córrego do Feijão, Brumadinho (MG). Para tanto, faz-se uma revisão teórica de conceitos de Sustentabilidade e de Discurso, bem como os de crise e gestão dessa, visando analisar o caso em questão, o qual foi acompanhado em cobertura jornalística, entre 25/01 e 24/02/19, via Jornal Hoje da Rede Globo de Televisão. Como resultado, obteve-se o posicionamento da Vale frente ao ocorrido terminou por desencadear uma crise de imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Cardoso de Andrade, Universidade Salvador, Salvador, BA

Professora Adjunto dos Curso de Relações Públicas, Jornalismo e Comunicação e Marketing. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Com2D, vinculado ao CNPq. Pós-Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa; Doutora e Mestra em Letras, UFBA, corpus em Comunicação Organizacional; Bacharela em Comunicação Social, UNIFACS, e Licenciada Plena em Língua Portuguesa, UNEB.

Referências

ANDRADE. Marta Cardoso de. Imagem empresarial. Salvador. 8 jul. 2010. Disponível em: <https://dramartaandrade.blogspot.com/search?q=imagem>. Acesso em: 27 fev. 2019.

BLAND, Michael. Communicating out of a Crisis. London: MacMillian Press Ltd., 1998.

CEBDS. Quem somos. Disponível em: <https://cebds.org/quem-somos/>. Acesso em: 3 fev. 2019.

COMIN, Arnaldo. Entrevista com John Elkington. Revista ESPM, São Paulo, ano 22, 102. ed., n. 2, p. 12-17, mar-abr. 2016.

DANTAS, Edmundo Brandão. Imagem organizacional e imagem de marca. In: FÉLIX, Joana d’Arc Bicalho; BORDA, Gilson Zehetmeyer (Orgs.). Gestão da Comunicação e Responsabilidade Socioambiental: uma nova visão de Marketing e Comunicação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2009. p. 51-94.

DUARTE, Soraia de Oliveira. Informação S/A: o valor da comunicação para companhias abertas e para investidores. São Paulo: Saraiva, 2008.

FÉLIX, Joana d’Arc Bicalho. Comunicação e movimento ambiental. In: FÉLIX, Joana d’Arc Bicalho; BORDA, Gilson Zehetmeyer (Orgs.). Gestão da Comunicação e Responsabilidade Socioambiental: uma nova visão de Marketing e Comunicação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2009. p. 3-14.

FORNI, João José. Gestão de crises e comunicação: o que gestores e profissionais de Comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas. São Paulo: Atlas, 2013.

HALLIDAY, Tereza Lúcia. Discurso organizacional: uma abordagem retórica. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. v. 2. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 31-52.

LIPPMAN, Walter. Opinião pública. Tradução e prefácio de Jacques A. Wainberg. Petrópolis, RJ: Vozes, [1922] 2008. (Coleção Clássicos da Comunicação Social).

LOPES, Juliana. Entrevista Robert Dunn: um conceito que evolui e se populariza. Gazeta Mercantil, São Paulo, 1 abr. 2008. p. A14. Disponível em: <http://www.synergos.org/08/gazetamercantilentrevistadunn.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.

MACHADO FILHO, Cláudio Antonio Pinheiro; ZYLBERSZTAJN, Decio. Capital reputacional e responsabilidade social: considerações teóricas. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 87-98, abril/jun. 2004.

MACHADO FILHO, Cláudio Antonio Pinheiro. Responsabilidade social corporativa e a criação de valor para as organizações: um estudo multicasos. 2002. 204 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEA/USP, 2002.

MARTINS, José Pedro Soares. Responsabilidade Social Corporativa: como a postura responsável compartilhada pode gerar valor. Campinas, SP: Komedi, 2008. (Coleção Sustentabilidade Corporativa).

MASI, Domenico de. A sociedade pós-industrial. São Paulo: SENAC, 1999.

NAVES, Rubens. Responsabilidade social, sustentabilidade e governança corporativa em um contexto ético. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes (Orgs.). A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2009. (Série Pensamento e Prática, 2). p. 197-209.

OSKAMP, Stuart; SCHULTZ, P. Wesley. Attitudes and opinions. 3rd ed. Mahwah, NJ, USA: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, [1977] 2005.

PACHECO, Paula. Vale perde R$ 71 bilhões em valor de mercado após tragédia em Brumadinho. em.com.br, 29 jan. 2019. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2019/01/29/internas_economia,1025546/vale-perde-r-71-bilhoes-em-valor-de-mercado-apos-brumadinho.shtm>. Acesso em: 26 fev. 2019.

PEREIRA, Francisco Costa; MENDES, António Marques. Uma visão estratégica sobre a gestão de crises. In: ______ (Coords.). Crises: de ameaças a oportunidades – gestão estratégica de comunicação de crises. Lisboa: Edições Sílabo, LDA., 2006.

PRADO, Paulo Braga. O tripé da sustentabilidade. (2008). Disponível em: <http://mundoparamorar.com.br/2011/07/08/os-infograficos-da-even/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

VALE. Sobre a Vale. Disponível em: <http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 25 fev. 2019a.

VALE. Missão, Visão e Valores. Disponível em: <http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/mission/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 25 fev. 2019b.

VALE. Relatório de Sustentabilidade 2017. Disponível em: <http://www.vale.com/Style%20Library/RelatorioSustentabilidade17/PT/VALE_RelatorioSustentabilidade_2017.pdf >. Acesso em: 3 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Andrade, M. C. de. (2021). Quando a Sustentabilidade (ou seu discurso) se desfaz com uma crise: o caso Vale. Cadernos De Comunicação, 25(1). https://doi.org/10.5902/2316882X41126

Edição

Seção

Artigos