Entre ciência e arte: o equilíbrio entre teoria e prática como formadoras de experiência para o método do ensaio
DOI :
https://doi.org/10.5902/2316882X86422Mots-clés :
Ensaio, Teoria do conhecimento, ComunicaçãoRésumé
Este texto tem por objetivo refletir sobre a importância do ensaio como uma prática textual que evidência a construção do conhecimento a partir da experiência. Uma reunião entre teoria e prática que transita entre subjetividade e objetividade, possibilitando assim a presença da autoria na construção dos saberes. Evidenciar que o conhecimento é histórico, portanto, em constante construção no espaço e no tempo. Por isso, o ensaio, sem perder o rigor, ao promover o constante diálogo entre sujeito e objeto, seria uma das formas de escritura mais adequada para a construção do saber, pois envolve tanto a reflexão sobre o tema tratado, quanto a sua forma de apresentação. A partir das reflexões de Adorno, Starobinski e Flusser se busca compreender quais as características do ensaio enquanto método de escrita e abordagens para a construção de um olhar distinto sobre a produção de conhecimento.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: ADORNO, T. W., Notas de Literatura I. Tradução Jorge de Almeida. São Paulo: Ed. 34, 2003. p. 15-45.
AIRA, Cesar. O ensaio e seu tema. Revista Landa, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 232-238, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/id/30d4ede4-af6a-4de6-983f-3d4eb95dbac5/15%20O%20ensaio%20e%20seu%20tema%20C%C3%A9sar%20%20Aira.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.
FLUSSER, Vilém. Ensaios. In: FLUSSER, Vilém. Ficções filosóficas. São Paulo: Edusp, 1998. p. 93-97.
FLUSSER, Vilém. Bodenlos: uma autobiografia filosófica. Revisão Técnica Gustavo Bernardo. São Paulo: Annablume, 2007.
KÜNSCH, Dimas A.; CARRARO, Renata. Comunicação e pensamento compreensivo: o ensaio como forma de expressão do conhecimento científico. Líbero, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 33-42, jun. 2012.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 2007.
MONTAIGNE, Michel de. Os Ensaios: uma seleção. Organização M. A. Screech. Tradução Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
RODRÍGUEZ, Víctor Gabriel. Introdução. In: RODRÍGUEZ, Víctor Gabriel. O ensaio como tese: estética e narrativa na composição do texto científico. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. p. 11-28.
STAROBINSKI, Jean. É possível definir o ensaio? Remate de Males, Campinas, v. 31, p.13-24, dez. 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.


