Eleições presidenciais americanas: análise baseada em teoria da relevância de checagens de notícias em Fato ou Fake
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X70456Palavras-chave:
Pragmática Cognitiva, Teoria da Relevância, Desordem da Informação, Desinformação, Verificação de Informações EnganosasResumo
Usando a arquitetura descritivo-explanatória da teoria da relevância, analisamos processos ostensivo-inferenciais na checagem do Projeto Fato ou Fake de conteúdos suspeitos de dezesseis notícias sobre as eleições americanas compartilhadas na internet em novembro de 2020. As evidências sugerem que prevalece na avaliação o ônus de negar premissas assertivas de inferências condicionais falaciosas formalmente válidas e materialmente falsas. Dado que as manchetes de Fato ou Fake usam a fórmula “ser #fake que P”, os jornalistas, além de reiterar a premissa falsa, pois fórmulas negativas moleculares ØP (não-P) demandam enunciar asserção e sua negação, fornecem uma proposição que funciona como negação do antecedente de inferências condicionais potenciais falaciosas formalmente inválidas.
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