Eleições presidenciais americanas: análise baseada em teoria da relevância de checagens de notícias em Fato ou Fake

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X70456

Parole chiave:

Pragmática Cognitiva, Teoria da Relevância, Desordem da Informação, Desinformação, Verificação de Informações Enganosas

Abstract

Usando a arquitetura descritivo-explanatória da teoria da relevância, analisamos processos ostensivo-inferenciais na checagem do Projeto Fato ou Fake de conteúdos suspeitos de dezesseis notícias sobre as eleições americanas compartilhadas na internet em novembro de 2020. As evidências sugerem que prevalece na avaliação o ônus de negar premissas assertivas de inferências condicionais falaciosas formalmente válidas e materialmente falsas. Dado que as manchetes de Fato ou Fake usam a fórmula “ser #fake que P”, os jornalistas, além de reiterar a premissa falsa, pois fórmulas negativas moleculares ØP (não-P) demandam enunciar asserção e sua negação, fornecem uma proposição que funciona como negação do antecedente de inferências condicionais potenciais falaciosas formalmente inválidas.

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Biografie autore

Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade do Instituto Ânima.

Thaís Medeiros de Souza Bez, Universidade do Sul de Santa Catarina

Estudante do Curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina. Bolsista do Programa Uniedu 2021 – Bolsa de Pesquisa/Universidade do Sul de Santa Catarina.

Yago da Silva Oliveira, Universidade do Sul de Santa Catarina

Estudante do Curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina. Bolsista do Programa Uniedu 2021 – Bolsa de Pesquisa/Universidade do Sul de Santa Catarina.

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Pubblicato

2023-02-13

Come citare

Rauen, F. J., Medeiros de Souza Bez, T. ., & da Silva Oliveira, Y. (2023). Eleições presidenciais americanas: análise baseada em teoria da relevância de checagens de notícias em Fato ou Fake. Cadernos De Comunicação, 27(1). https://doi.org/10.5902/2316882X70456

Fascicolo

Sezione

Artigos