Um olhar diacrônico sobre a televisão brasileira

Autores

  • Gabriel Souza Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X55240

Palavras-chave:

mídia televisão, fases da televisão brasileira, tevê everywhere

Resumo

A partir de uma breve (re)construção diacrônica da mídia televisão no Brasil, o trabalho busca refletir sobre as diferentes fases que configuram a atuação e a penetração deste meio, propondo nove fases para compreender a construção da mídia tevê. A atual fase, denomina da tevê everywhere, de 2017 até os dias de hoje, é resultado de todas as transformações midiáticas acarretadas pelo advento e ascensão da internet.

Biografia do Autor

Gabriel Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Publicitário, Doutorando em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Sócio-fundador da Vértice Laboratório de Comunicação. Integrante dos grupos de pesquisa COMTV (UFSM) e TELAS (UNPAMPA).

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Dramas do cotidiano na programação popular da TV brasileira. In: FRANÇA, Vera (org.). Narrativas televisivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.47-69.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Mercado brasileiro de televisão. São Paulo: EDUC, 2004.

DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.

DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: desafios teórico-metodológicos. In: BRAGA, José Luiz; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de; MARTINO, Luiz Claudio, orgs. Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 227-248.

FRANÇA, Vera Veiga (org.). Narrativas televisivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GIOVANNINI, Giovannini. Evolução na comunicação: do Sílex ao Silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

GONTIJO, Silvana. O livro de ouro da comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da telenovela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JOST, François. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2005.

MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Moderna, 1988.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

MATTOS, Sérgio. Mídia controlada: a história da censura no Brasil e no mundo. São Paulo: Paulus, 2005.

_______. História da televisão brasileira: uma visão econômica social e política. São Paulo: Editora Vozes, 2010.

MILLER, Toby. A televisão acabou, a televisão virou coisa do passado, a televisão já era. In: FREIRE FILHO, João (org.). A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 09-26.

MONTEZ, Carlos; BECKER, Valdecir. TV digital Interativa: conceitos e tecnologias. In: WebMídia e LA-Web 2004 – Joint Conference. Ribeirão Preto, SP, Outubro de 2004.

MOTA, Myriam Becho. BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2002.

OLIVEIRA SOBRINHO, José Bonifácio de. O livro do Boni. Rio de Janeiro: Casa das Palavras, 2011.

WOLK, Alan. Over the top. São Paulo: Nobel, 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Souza, G. (2021). Um olhar diacrônico sobre a televisão brasileira. Cadernos De Comunicação, 25(2). https://doi.org/10.5902/2316882X55240

Edição

Seção

Artigos