Um olhar diacrônico sobre a televisão brasileira

Autores

  • Gabriel Souza Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X55240

Palavras-chave:

mídia televisão, fases da televisão brasileira, tevê everywhere

Resumo

A partir de uma breve (re)construção diacrônica da mídia televisão no Brasil, o trabalho busca refletir sobre as diferentes fases que configuram a atuação e a penetração deste meio, propondo nove fases para compreender a construção da mídia tevê. A atual fase, denomina da tevê everywhere, de 2017 até os dias de hoje, é resultado de todas as transformações midiáticas acarretadas pelo advento e ascensão da internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Publicitário, Doutorando em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Sócio-fundador da Vértice Laboratório de Comunicação. Integrante dos grupos de pesquisa COMTV (UFSM) e TELAS (UNPAMPA).

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Dramas do cotidiano na programação popular da TV brasileira. In: FRANÇA, Vera (org.). Narrativas televisivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.47-69.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Mercado brasileiro de televisão. São Paulo: EDUC, 2004.

DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.

DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: desafios teórico-metodológicos. In: BRAGA, José Luiz; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de; MARTINO, Luiz Claudio, orgs. Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 227-248.

FRANÇA, Vera Veiga (org.). Narrativas televisivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GIOVANNINI, Giovannini. Evolução na comunicação: do Sílex ao Silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

GONTIJO, Silvana. O livro de ouro da comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da telenovela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JOST, François. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2005.

MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Moderna, 1988.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

MATTOS, Sérgio. Mídia controlada: a história da censura no Brasil e no mundo. São Paulo: Paulus, 2005.

_______. História da televisão brasileira: uma visão econômica social e política. São Paulo: Editora Vozes, 2010.

MILLER, Toby. A televisão acabou, a televisão virou coisa do passado, a televisão já era. In: FREIRE FILHO, João (org.). A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 09-26.

MONTEZ, Carlos; BECKER, Valdecir. TV digital Interativa: conceitos e tecnologias. In: WebMídia e LA-Web 2004 – Joint Conference. Ribeirão Preto, SP, Outubro de 2004.

MOTA, Myriam Becho. BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2002.

OLIVEIRA SOBRINHO, José Bonifácio de. O livro do Boni. Rio de Janeiro: Casa das Palavras, 2011.

WOLK, Alan. Over the top. São Paulo: Nobel, 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Souza, G. (2021). Um olhar diacrônico sobre a televisão brasileira. Cadernos De Comunicação, 25(2). https://doi.org/10.5902/2316882X55240

Edição

Seção

Artigos