A diachronic look at brazilian television

Authors

  • Gabriel Souza Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X55240

Keywords:

television media, phases of Brazilian television, TV everywhere

Abstract

Publicitário, Doutorando em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Sócio-fundador da Vértice Laboratório de Comunicação. Integrante dos grupos de pesquisa COMTV (UFSM) e TELAS (UNPAMPA).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gabriel Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Publicitário, Doutorando em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Sócio-fundador da Vértice Laboratório de Comunicação. Integrante dos grupos de pesquisa COMTV (UFSM) e TELAS (UNPAMPA).

References

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Dramas do cotidiano na programação popular da TV brasileira. In: FRANÇA, Vera (org.). Narrativas televisivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.47-69.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Mercado brasileiro de televisão. São Paulo: EDUC, 2004.

DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.

DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: desafios teórico-metodológicos. In: BRAGA, José Luiz; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de; MARTINO, Luiz Claudio, orgs. Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 227-248.

FRANÇA, Vera Veiga (org.). Narrativas televisivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GIOVANNINI, Giovannini. Evolução na comunicação: do Sílex ao Silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

GONTIJO, Silvana. O livro de ouro da comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da telenovela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JOST, François. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2005.

MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Moderna, 1988.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

MATTOS, Sérgio. Mídia controlada: a história da censura no Brasil e no mundo. São Paulo: Paulus, 2005.

_______. História da televisão brasileira: uma visão econômica social e política. São Paulo: Editora Vozes, 2010.

MILLER, Toby. A televisão acabou, a televisão virou coisa do passado, a televisão já era. In: FREIRE FILHO, João (org.). A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 09-26.

MONTEZ, Carlos; BECKER, Valdecir. TV digital Interativa: conceitos e tecnologias. In: WebMídia e LA-Web 2004 – Joint Conference. Ribeirão Preto, SP, Outubro de 2004.

MOTA, Myriam Becho. BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2002.

OLIVEIRA SOBRINHO, José Bonifácio de. O livro do Boni. Rio de Janeiro: Casa das Palavras, 2011.

WOLK, Alan. Over the top. São Paulo: Nobel, 2016.

Published

2021-10-29

How to Cite

Souza, G. (2021). A diachronic look at brazilian television. Cadernos De Comunicação, 25(2). https://doi.org/10.5902/2316882X55240

Issue

Section

Artigos