Adoção e os conteúdos curriculares na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas orientações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X44419

Palavras-chave:

Adoção, Configurações familiares, Formação de Professores.

Resumo

O artigo objetiva orientar os professores em como trabalhar os conteúdos curriculares que suscitam adoção. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos realizados a partir de um projeto de pesquisa e extensão e por meio da formação dos professores acerca do conteúdo “Configurações e vínculos familiares”. Os resultados intentam a capacitação docente e, por conseguinte, a implementação dos encaminhamentos metodológicos sugeridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmara Lupion Moreno, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Eliane Aparecida Candoti, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Londrina, responsável pela formação continuada de professores quanto aos componentes curriculares de História e de Ensino Religioso.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA). Conselho Nacional de Assistência Social. Orientações Técnicas: serviços de acolhimento para criança e adolescentes. Brasília: CNDCA, 2009.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 24 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 24 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas [livro eletrônico]. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos)

D’ANDREA, Antonio.Tempo de espera: como vivem as crianças, o casal e os trabalhadores sociais à espera da adoção. Trad. de Luci Moreira da Costa. São Paulo: ITFSP, 2012.

DOLTO, Françoise. Reflexões sobre adoção. In: Os caminhos da educação: textos

recolhidos, anotados e apresentados por Claude Halmos. Tradução de Eduardo

Brandão. São Paulo: Martins, 1998, p. 231-246.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao.html. Acesso em: 15 mar. 2018.

LEVINZON, Gina Khafif. Tornando-se pais: a adoção em todos os seus passos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.

PARANÁ. Lei nº 19746, de 11 de dezembro de 2018. Dispõe sobre o uso do nome afetivo nos cadastros das instituições escolares, de saúde, cultura e lazer para crianças e adolescentes que estejam sob guarda provisória concedida em regular processo de adoção. Curitiba: Palácio do Governo, 2018. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=371573. Acesso em: 26 abr. 2020.

TEMER, Clarissa de Toledo. Pai, conta historinha? In: VIDIGAL, Cláudia (Coord. Geral). Fazendo Minha História: guia de ação para abrigos e colaboradores. São Paulo: Associação Fazendo História, 2013. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/56b10ce8746fb97c2d267b79/t/56bcc5567da24f4faa269479/1455211873350/guiafmh.pdf. Acesso em: 16 jul. 2019.

SOUZA, Hália Pauliv; CASANOVA, Renata Pauliv de Souza. Adoção e seus desafios. Curitiba: Juruá, 2018.

VIDIGAL, Cláudia (Coord. Geral). Fazendo Minha História: guia de ação para abrigos e colaboradores. São Paulo: Associação Fazendo História, 2013. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/56b10ce8746fb97c2d267b79/t/56bcc5567da24f4faa269479/1455211873350/guiafmh.pdf. Acesso em: 16 jul. 2019.

WEBER, Lídia. Adote com carinho: um manual sobre aspectos essenciais da adoção. Curitiba: Juruá, 2011.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

Moreno, G. L., & Candoti, E. A. (2021). Adoção e os conteúdos curriculares na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas orientações. Cadernos De Comunicação, 24(2). https://doi.org/10.5902/2316882X44419

Edição

Seção

Dossiê Tematico: Adoção de Crianças e Adolescentes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)