Identidade editorial, audiência e atuação de uma rádio universitária

Autori

  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml
  • Valmor Rhoden Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml
  • Ada Cristina Machado da Silveira Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml

Parole chiave:

Audiência, Rádio Universidade, Pesquisa de Opinião

Abstract

O artigo discute os resultados de duas pesquisas de opinião realizadas no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria nos anos de 1997 e 2009, afim de, respectivamente, mensurar a audiência da Rádio Universidade e identificar as principais fontes de informações utilizadas pelos alunos da Instituição. A partir dos dados coletados, busca-se fazer algumas reflexões em relação a seu propósito de difusão do conhecimento, sua linha editorial sua audiência e atuação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Relações Públicas e Jornalista pela UFSM, é mestre em Educação pela mesma instituição e doutora em Comunicação pela Unisinos. Integrante dos Grupos de Pesquisa Estudos de Jornalismo e Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura.

Valmor Rhoden, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, doutorando do Programa de Pós-graduação da FAMECOS PUCRS. Relações Públicas e Mestre em Extensão Rural pela UFSM.

Ada Cristina Machado da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora nos programas de pós-graduação em Comunicação e em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisadora do CNPq. Jornalista graduada pela Unisinos. Magistere Doutora em jornalismo pela Universitat Autônoma de Barcelona com pós-doutorado pela Sorbonne III. Coordenadora do GP de Políticas de Comunicação e Cultura da Intercom, é líder do grupo de pesquisa Comunicação, identidades e fronteiras.

Riferimenti bibliografici

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-08-27

Come citare

Pozobon, R. de O., Rhoden, V., & Silveira, A. C. M. da. (2025). Identidade editorial, audiência e atuação de uma rádio universitária. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 8(16). Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/92450

Fascicolo

Sezione

Dossiê Publicidade, Promoção e Consumo