Produtos comunicacionais e a responsabilidade social na indústria da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790478Parole chiave:
Conteúdo comunicacional, Responsabilidade Social Organizacional, Indústria da Comunicação, Região do ABCAbstract
O propósito deste artigo é analisar a responsabilidade social da indústria da comunicação tendo em vista os conteúdos transmitidos em seus produtos comunicacionais. O trabalho reflete uma pesquisa exploratória, utilizando-se de estudo bibliográfico e pesquisa de campo com organizações da indústria da comunicação da Região do ABC. Os resultados mostraram que a responsabilidade social organizacional está incorporada na indústria da comunicação, quer na sua gestão ou na forma de produtos comunicacionais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABNT. Norma ABNT 16001- Sistema da gestão: Responsabilidade Social Requisitos. Brasília: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2004.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BELTRÃO, L; QUIRINO, N.O. Subsídios para uma teoria da comunicação de massa. São Paulo: Summus, 1986.
BERTRAND, Claude-Jean. A deontologia das mídias. Bauru: EDUSC, 1999.
BUENO, Wilson C. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.
CARROLL, Archie B.; BUCHHOLTZ, Ann K. Business & Society: ethics and stakeholder management. Thomson, 2006.
CERTO, Samuel C. e PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implementação da estratégia. São Paulo: Makron/Pearson, 1993.
CROWTHER, David. Corporate social reporting: genuine action our window dressing? In: Perspectives on corporate social responsibility.
CROWTHER, David; RAYMAN-BACCHUS, Lez (Orgs). Hants/ England: Aldershot Publishing, 2004, p. 140-160.
CROWTHER, David; RAYMAN-BACCHUS, Lez. The future of corporate social responsibility. In: Perspectives on corporate social responsibility. CROWTHER, David; RAYMAN-BACCHUS, Lez (Orgs). Hants/England: Aldershot Publishing, 2004, p. 229-249.
ETHOS-ANJ. Indicadores Ethos-ANJ de Responsabilidade Social Empresarial para o Setor de Jornais. São Paulo: Ethos/ANJ, agosto de 2008. 41p.
GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
GOVATTO, Ana Claudia M. Propaganda responsável. São Paulo: Senac, 2007.
GRUPO ESTADO. Relatório de Responsabilidade Corporativa 2007. São Paulo: Grupo OESP, 2007. 36p.
JACKS, Nilda. Mídia nativa: indústria cultural e cultura regional. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2003.
JIN, Dal Yong. Neoliberal restructuring of the global communication system: mergers and acquisitions. Media, Culture & Society. Sage Publ., v.30, n. 3, p. 357-373, 2008.
MATTELART, Armand. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2004.
MCQUAIL, Denis. Mass Communication Theory: an introduction. 3 ed. Londres: Sage, 1994.
MELO-NETO, Francisco P.e FROES, César. Gestão da Responsabilidade Social Corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
MIÉGE, Bernard. As indústrias culturais e mediáticas: uma abordagem sócio-econômica. Matrizes. São Paulo: ECA/USP, ano 1, n.1, jul. - dez. 2007, p. 47.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker, 2001.
SIMS, Ronald. Ethics and corporate social responsibility: why giants fall? London: Praeger, 2003.
STRAUBHAAR, Joseph; LAROSE, Robert. Comunicação, Mídia e Tecnologia. São Paulo: Thomson, 2004.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social critica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2000.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.