Rádios comunitárias do Amapá – uma análise a partir do marco regulatório

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497769848

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Rádios comunitárias, Democratização da informação, Vínculos comunitários

Abstract

O artigo analisa oito rádios comunitárias no Amapá, de um total de 19 autorizadas pelo Ministério das Comunicações, tendo em perspectiva o conceito de rádios comunitárias como instrumentos de democratização da informação e fortalecimento dos vínculos comunitários. A partir dessa amostra, observa-se o funcionamento desses veículos, considerando a legislação brasileira para o setor, bem como o contexto territorial e socioeconômico da Amazônia. O estudo revela que as rádios comunitárias analisadas não promovem o fortalecimento de vínculos comunitários, conforme estabelecido conceitualmente, e suas configurações não cumprem plenamente a legislação, além de não atender as demandas do setor.

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Biografie autore

Antonio Carlos Sardinha, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Com formação nas áreas de Gestão Pública e Jornalismo, atua na área de Estudos de Cultura na interface com questões de Direitos Humanos, Gênero/Sexualidade, Políticas Públicas e Ensino. Integra como professor permanente o Programa de Mestrado em Ensino de História (Unifap) Foi coordenador do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (SECADI/MEC/UNIFAP);fundador e coordenador geral do Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (WWW2.UNIFAP.BR/POSCULT); fundador e coordenador executivo do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá (WWW.OBSERVATORIODH.COM.BR). Foi responsável pela construção da Proposta de Mestrado Profissional em Estudos de Cultura e Política (primeiro mestrado da área interdisciplinar aprovado pela CAPES no Amapá). Atualmente, é pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - Universidade Federal de Mato Grosso) e pesquisador associado do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap). Tem experiência de gestão acadêmica como coordenador de curso de graduação e pós-graduação; na formulação e coordenação de projetos de pesquisa interinstitucionais junto a agências de fomento, além de experiência em consultoria técnico-científica a organizações governamentais, não governamentais e movimentos sociais em Gestão de Políticas Públicas, Gênero e Direitos Humanos.

Daniel Cordeiro Alves, Universidade Federal do Amapá

Mestrando do programa de Pós-Graduação Interdisciplinar - Mestrado Profissional em Estudos de Cultura e Política (PPCULT) da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Especialista em Estudos Culturais e Políticas Públicas e Bacharel em Jornalismo pela Unifap. Analista de Comunicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amapá (Senar/AP) desde 2018. Atuação como jornalista e assessor de imprensa. Experiências no setor artístico-cultural, na elaboração de projetos artísticos e em ações instrutivas no setor teatral.

Verônica Maria Alves Lima, Universidade Federal Fluminense

Verônica Lima é jornalista, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou período de Doutorado-Sanduíche no Centro Interdisciplinar de Estudos do Sul Global (ICGSS) na Universidade de Tübingen, Alemanha, com bolsa PrInt/Capes (Programa Institucional de Internacionalização/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Desenvolve pesquisa na área de jornalismo e narrativas jornalísticas, analisando essa prática sob viés epistêmico da decolonialidade e as intersecções com o conceito do Sul Global, também com financiamento da Capes. Integra a segunda turma (2021/2022) do Programa de Certificação Doutoral em Estudos do Sul Global, no ICGSS da Universidade de Tübingen. É pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa TRAMA (Comunicação, Arte e Redes Sociotécnicas - UERJ). Também integra o Grupo Comunicação-Decolonialidade da ALAIC (Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação). Na área acadêmica já atuou nas seguintes áreas: História da Imprensa, Comunicação e desenvolvimento urbano, Comunicação e sociabilidade, Narrativas do Jornalismo. Foi bolsista do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa/Capes - Timor-Leste (modalidade estágio docência). Tem experiência docente na Universidade Nacional Timor Lorosa'e, também no Timor-Leste, onde ministrou disciplinas de Reportagem, Teorias da Comunicação, Fundamentos do Jornalismo e Pensamento Crítico. É mestra em Comunicação Midiática pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo também pela Unesp. Durante o mestrado foi bolsista da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP) e da Capes. Na graduação foi bolsista de Iniciação Científica também da Fapesp. Tem experiência profissional nas áreas de assessoria e planejamento em comunicação integrada, produção de conteúdos para mídias sociais, comunicação institucional e produção jornalística especializada. 

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Pubblicato

2024-12-23

Come citare

Sardinha, A. C., Alves, D. C., & Lima, V. M. A. (2024). Rádios comunitárias do Amapá – uma análise a partir do marco regulatório. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 23(51), e023011. https://doi.org/10.5902/2175497769848

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres